Search
Monday 14 October 2019
  • :
  • :

Assim como Liga Mundial, Grand Prix também sofre inchaço para 2013

Foto: FIVB

Após divulgar no último sábado (01/12) a nova fórmula de disputa da Liga Mundial, ampliando o número de times de 16 para 18, a FIVB anunciou no dia seguinte que o Grand Prix também terá sua expansão em 2013.

A competição, que recentemente teve o aumento no número de participantes de 12 para 16, agora contará com a presença de 20 seleções, número próximo do que tem, por exemplo, o Campeonato Mundial, que conta com 24 países.

Segundo nota do site da Federação, a decisão divulgada pelo vice-presidente da FIVB, Aleksandar Boricic, irá beneficiar em 2013 quatro equipes europeias: a campeã da Copa do Mundo Itália, a campeã Mundial Rússia, a terceira colocada no Grand Prix 2012 Turquia e a Alemanha, que receberão wild cards por estarem no Top 10 do ranking da entidade.

Apesar do inchaço, a fórmula de disputa segue sendo a mesma. Nas três primeiras semanas as equipes estarão divididas em grupos de quatro equipes. Ao final das primeira fase, as melhores equipes se juntam ao Japão para a fase final, a ser disputada em Sapporo entre 28 de agosto e 01 de setembro. Segundo a FIVB, a formula de disputa irá manter o padrão dos anos anteriores, com uma fase todos contra todos e dois jogos por dia, não deixando claro se haverá aumento no número de participantes ou não. Em 2011, a fase final teve oito participantes em dois grupos de quatro. Já em 2012, por conta do calendário do ano olímpico, a fase final teve seis times jogando todos contra todos. Futuramente, a FIVB se prontificou de divulgar maiores detalhes.

Para o Brasil, que tentará seu nono título no torneio, a novidade fica por conta da garantia de uma das etapas no país. Entre 2 e 4 de Agosto, na primeira semana, a seleção brasileira receberá em cidade a ser definida Polônia, EUA e Rússia para uma das etapas. Será a primeira vez que polonesas e Russas jogarão no país pelo Grand Prix. Na sequencia, a seleção verde-amarela terá etapas em Porto Rico e no Cazaquistão.

Confira a seguir a divisão por continente dos participantes e quais serão os adversários do Brasil na primeira fase.

Participantes

África: 1, a definir

Ásia: 4, dois convidados, Japão e China, e dois por classificação, Cazaquistão e Tailândia

Europa: 9, cinco convidados, Itália, Rússia, Alemanha, Turquia e Polônia, e quatro por classificação, Bulgária, Holanda, Sérvia e República Checa

Norceca: 4, todos por classificação, EUA, Cuba, República Dominicana e Porto Rico

América do Sul: 2, por classificação, Brasil e Argentina

Grupos do Brasil

1ª semana – 2 a 4 de Agosto, no Brasil

Brasil, EUA, Polônia e Rússia
 

2ª semana – 9 a 11 de Agosto, em Porto Rico

Porto Rico, Brasil, República Dominicana e Bulgária

3ª semana – 16 a 18 de Agosto, no Cazaquistão

Cazaquistão, Cuba, Holanda e Brasil

 




Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Auto Notificar:
Translate »