Search
Thursday 12 December 2019
  • :
  • :

De olho na temporada 2019/20, Bruna Honório inicia treinamentos com bola

Oposto iniciou trabalhos moderados com bola. (Fotos: Orlando Bento/MTC)

A jogadora do Itambé/Minas Bruna Honório voltou ontem às quadras. Ainda em trabalho de recuperação da cirurgia para a retirada de um tumor benigno no átrio esquerdo do coração, a atleta realizou as primeiras atividades com bola, no Minas I. Durante cerca de 30 minutos, a oposta minastenista sacou, passou e defendeu a bola. O trabalho foi acompanhado e monitorado pela coordenadora técnica da medicina do Minas, Carla Tavares, e pelo preparador físico Alexandre Marinho.

Na próxima segunda-feira (15/7), Bruna Honório completa dois meses de cirurgia. O procedimento foi realizado com auxílio de técnica robótica, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Logo após a cirurgia, ela iniciou o trabalho de reabilitação, sempre monitorada pelo Departamento Médico, fisioterapeutas e preparador físico do Clube. Há três semanas, Bruna trabalha a parte física na academia do Minas e, em evolução, iniciou trabalhos moderados com bola.

“A Bruna vem apresentando uma evolução muita positiva no pós-operatório. O fato de a cirurgia ter sido feita por uma técnica minimamente invasiva (robótica), facilita bastante a recuperação, além disso, ela não apresentou qualquer complicação ou intercorrência no pós-operatório e tem tido muita disciplina e força de vontade para cumprir todas as recomendações médicas. Estamos realizando a reabilitação cardiopulmonar, que é parte fundamental do processo de recuperação da atleta. Todo o trabalho tem sido feito de forma multidisciplinar com acompanhamento da medicina, fisioterapia e preparação física em todas as sessões, que são realizadas cinco vezes por semana”, explica Carla Tavares, médica do Minas.

Carla destaca, ainda, que os testes realizados em Bruna nesta semana já tiveram resultados semelhantes às condições do início da temporada passada. “Esta semana repetimos o teste cardiopulmonar, e o resultado foi o melhor possível. A capacidade cardiorrespiratória da atleta já está semelhante à condição da pré-temporada passada. Do início da reabilitação para hoje, tivemos um salto de quase 25% de VO2 (capacidade máxima do corpo de transportar e metabolizar oxigênio durante o exercício), o que é um resultado sensacional”, finaliza a médica do Clube.

Após a primeira atividade em quadra, Bruna disse estar muito feliz com o trabalho. “Estou muito satisfeita com esse nosso primeiro treino em quadra. Eu sabia que não sentiria nada, porque a recuperação está sendo muito bem feita. Era para confirmar o quanto eu estou bem e recuperada. Fiquei muito feliz em poder voltar a trabalhar na quadra e, agora, é só evoluir. Em breve, estarei pronta para voltar a jogar em alto nível. Estou muito feliz”, destacou a jogadora do Itambé/Minas.

Na próxima segunda-feira (15/7), a partir das 9h, o elenco do Itambé/Minas se apresenta em definitivo para iniciar a preparação para a temporada 2019/20. As atletas que estão com a seleção brasileira, Macrís, Léia, Sheilla e Lana, permanecem em treinamentos em Saquarema (RJ). O técnico italiano Nicola Negro chega a Belo Horizonte no dia 20. Na segunda-feira (22/7), ele se apresenta ao Clube e inicia os trabalhos à frente do time.




Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Auto Notificar:
Translate »