Por Gustavo Aguiar
A ponteira Fran Stedile começou muito bem a temporada, jogando no exterior. Depois de passar pela Indonésia, Fran agora integra o Oriveden Ponnistus, da Finlândia. No último final de semana, a equipe finlandesa chegou à final do Torneio de Salo, contra o Lenningradka, da Rússia.
Além do OrPo, de Fran, outros três clubes finlandeses participaram do torneio: LP Viesti, LP Kangasala e LP Vampula. Jogaram também o atual campeão sueco, Engelholm, e o Lenningradka, que joga na elite da liga russa.
Na semifinal, o OrPo derrotou o atual campeão finlandês, o LP Viesti, por 3 sets a 1 (23-25, 25-15, 25-21, 25-19). Na final, o Lenningradka da ponteira da seleção russa, Iullia Kutiukova, foi melhor e venceu por 3 sets a 0 (25-13, 25-19, 25-19), conquistando o torneio,
Na seleção do campeonato
Em sua primeira competição no país, Fran tem motivos para comemorar: a ponteira foi eleita a melhor da competição, ao lado de Kutiukova, do Lenningradka. Fran mora com outra brasileira, a Fran Lemos, ex-Valinhos. Fran contou que o voleibol finlandês é diferente do brasileiro:
“O voleibol é diferente pois o brasil tem um jogo mais rapido e um volume maior de jogo, aqui o foco do trabalho é ataque e bloqueio” – disse Fran.
No entanto, a ponteira disse que não teve problemas para se adaptar à Finlândia:
“Minha adaptação tem sido boa e bastante rápida. Eu moro com outra brasileira, a Fran Lemos, e o nosso técnico é sérvio. O inglês tem sido a principal língua, o que facilitou bastante” – conta Fran.
O OrPo das duas brasileiras é um dos times que jogará a divisão principal do próximo campeonato finlandês.
Deixe um comentário