Search
Tuesday 22 May 2018
  • :
  • :

VÔLEI DE PRAIA: Seleções de base realizam período de treinamento no CDV visando torneios de 2018

Atletas e comissão técnica completa em Saquarema
(Divulgação)

 

O trabalho de excelência nas categorias de base do vôlei de praia brasileiro faz com que o país seja o atual bicampeão dos Mundiais Sub-19 e Sub-21 nos dois naipes, além de ouro feminino nos Jogos Olímpicos da Juventude. E mais um passo em busca do aprimoramento dos jovens talentos foi dado nesta semana, com um período de treinamentos para 18 atletas no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema.

 

A relação conta com 10 atletas do naipe masculino e oito jovens do naipe feminino que desde a última segunda-feira (29.01) participam do camp. Os trabalhos, que serão finalizados no próximo domingo (04.02), são comandados pelos técnicos Robson Xavier (masculino) e Cida Lisboa (feminino), com apoio de diversos profissionais das comissões técnicas (veja abaixo a lista completa). Tudo visando oferecer o melhor suporte para o desenvolvimento dos jovens.

 

“Estamos trabalhando em três períodos, dividindo os atletas em grupos e realizando parte física na academia, além de duas atividades com bola. Eles passaram por uma avaliação no primeiro dia, depois traçamos os objetivos. São realizadas ações por função, como bloqueadores e defensores, e também unindo para ações em grupo. É um trabalho intenso que proporcionará um amadurecimento grande”, destacou Robson Xavier.

 

Os jovens também têm tido contato com atletas das categorias profissionais, que também estão utilizando a estrutura do CDV durante esta semana. Na última quinta-feira (01.02), por exemplo, puderam acompanhar uma palestra com a ex-jogadora Isabel Salgado, referência do voleibol brasileiro, campeã mundial em 1994 e treinadora de voleibol de praia.

 

A continuidade do trabalho também é um ponto importante, já que na maior parte do ano, estarão em seus respectivos estados, com seus treinadores. Por isso, um relatório detalhado será entregue ao final do período, detectando pontos fortes e deficiências, buscando mapear possíveis ações para aumentar a evolução dos jovens.

 

“Fizemos avaliações físicas, técnicas e táticas, para saber quais pontos precisar ser aprimorados em cada atleta. Eles estão recebendo este relatório com as informações para que possam seguir para os centros onde treinam, permitindo que o processo tenha continuidade mesmo fora do CDV. É um processo de renovação, são garotos jovens, alguns provenientes do voleibol de quadra e que estão sendo formados para que, quem sabe se tornem ídolos no futuro”, completou Robson Xavier.

 

O Mundial Sub-19 de vôlei de praia acontece em Nanquim, na China, de 26 de junho a 1 de julho. Já os Jogos Olímpicos da Juventude, realizados de quatro em quatro anos, serão disputados em Buenos Aires, na Argentina, de 7 a 18 de outubro. O Brasil é o maior vencedor do Sub-19, com sete títulos, além de atual tricampeão no naipe feminino, e bicampeão no masculino. O país também é atual campeão nos Jogos da Juventude, no feminino.

 

O país também se mantém como maior vencedor do Campeonato Mundial Sub-21 com impressionantes 14 títulos, sendo seis no masculino e oito no feminino.

 

Atletas Feminino
Fernanda Melo Brito de Souza (BA)
Thamela Coradello Galil (ES)
Maria Luiza Sena de Paula (MG)
Ana Carolina dos Santos (MS)
Mayara Larissa dos Santos Lamin (PR)
Maria Clara Albrecht Carvalhaes (RJ)
Anne Catherine Kolbow Soares (RJ)
Anne Karolayne Figueredo Gois (SE)

Atletas Masculino
Brendo Augusto Ramos Fernandes (ES)
Juan Peterson Oliveira Maximo (MG)
Thiego Damasio Bandeira Bernaola (PB)
João Pedro Camargo de Barros Moreira (PR)
Gabriel Zuliani (PR)
Patrick Miranda do Carmo (PR)
Nicolas Felipe Simão (PR)
Gabriel de Abreu Lima Pisco (RJ)
Lucas Coelho Fagundes Sampaio (RJ)
Ricardo Braatz (SC)

Comissão Técnica
Leonardo Ferreira dos Santos (DF)
Allan Jackson Garcia de Oliveira (PB)
Robson Florentino Xavier (PR)
Fernando de Brito Mari (PR)
Willian Cardoso da Silva Weizenmann (PR)
Nayara Malheiros Caruzzo (PR)
Maria Aparecida Santos Lisboa (SE)

1




Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Auto Notificar:
Translate »