Na expectativa pelo inicio do Pré-olímpico de Ancara, a capitã da Seleção Turca, a atacante Neslihan Darnel, se mostrou “muito esperançosa” na conquista da vaga direta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira, a maior pontuadora dos mundiais de 2006 e 2010 afirmou que há uma motivação extra para vencer o torneio, além daquela que virá das arquibancadas.
“Como jogadoras experientes, essa pode ser nossa última olimpíada.”, sentenciou. “Fomos capazes de participar dos Jogos Olímpicos antes e ainda somos. Espero que aqui sejamos as primeiras colocadas e conquistemos o bilhete para o Rio”, disse a jogadora, de 32 anos.
A única participação da Turquia em Jogos Olímpicos ocorreu em Londres-2012. Na ocasião, as turcas obtiveram o tíquete vencendo um pré-olímpico também em Ancara – batendo a Rússia nas semifinais e a Polônia na decisão.
Para o Rio-2016, o pré-olímpico terá oito participantes. O torneio oferece um lugar nas Olimpíadas e duas vagas num pré-olímpico mundial, a ser disputado em maio no Japão. Para o time da casa não ficar a ver navios, a receita de Neslihan é simples e a estreia, fundamental.
“Temos que pensar jogo a jogo. Cada partida será como uma final. Precisamos de um bom começo, no jogo contra a Croácia, e sobreviver incólumes a essa partida”, alertou.
Além de estrear contra a Croácia, a Turquia enfrenta, pela ordem, Alemanha e Holanda. Os dois primeiros colocados desse grupo A passam às semifinais, onde haverá cruzamento com os dois melhores do grupo B, formado por Bélgica, Itália, Polônia e Rússia. A competição vai do dia 4 ao 9 de janeiro.


