Nesta quarta-feira (3), conheceremos os primeiros dois semifinalistas do Campeonato Mundial de Vôlei Feminino. A terceira fase do torneio segue em Bangkok, capital da Tailândia, com partidas às 07h e às 10h (horário de Brasília).
Quatro das cinco confederações continentais ainda estão representadas entre as oito seleções presentes . A única seleção asiática – o Japão – abrirá as quartas de final contra a Holanda, amanhã. Será um jogo entre a quarta e a oitava colocadas no ranking mundial. A caminho das quartas de final, as holandesas lideraram o Grupo A e, em seguida, destronou a campeã mundial das duas edições anteriores – a Sérvia – em uma das duas partidas das oitavas de final que foram levadas ao tie-break. Já o Japão conquistou o primeiro lugar no Grupo H antes de eliminar a anfitriã Tailândia da disputa em um jogo de sets diretos.
A segunda partida da quarta-feira será entre a Itália e a Polônia, colocando as seleções número um e número três do mundo frente a frente. Em sua busca pelo título mundial, a Itália, atual campeã olímpica e da Liga das Nações de Vôlei, venceu o Grupo B e dominou suas oitavas de final contra a Alemanha. A Polônia, por outro lado, liderou a classificação final do Grupo G e derrotou a Bélgica em uma partida acirrada de cinco sets.
A terceira partida das quartas de final, a primeira na programação de quinta-feira, colocará o Brasil novamente diante da França, na quinta-feira. A seleção sul-americana ocupa o segundo lugar no ranking mundial, enquanto a potência europeia em ascensão é a pior colocada entre as oito quartas de final, ocupando a 13ª posição.
Será o segundo encontro entre as duas equipes na Tailândia. No que se provou ser a partida decisiva para o primeiro lugar no Grupo C, a França surpreendeu seus oponentes ao vencer os dois primeiros sets antes que o Brasil pudesse dar uma reviravolta arrebatadora e vencer a partida. Nas oitavas de final, o Brasil derrotou a República Dominicana em quatro sets, enquanto a França criou a maior surpresa do torneio até então ao vencer e eliminar a potência asiática China, também em quatro sets.
A última semifinalista do Mundial de 2025 sairá de um duelo entre Estados Unidos e Turquia – a número seis do mundo contra a número cinco do mundo. As americanas foram as vencedoras invictas do Grupo D e derrotaram com maestria as vizinhas do Canadá nas oitavas de final. A atual campeã da Europa, a Turquia, continua sendo a única equipe que ainda não perdeu um set neste torneio. Elas venceram todas as três partidas do Grupo E e a oitava final contra a estreante Eslovênia.
Quartas de final do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei da FIVB
Quarta-feira (3/9)
07h00 – Holanda x Japão
10h30 – Itália x Polônia
Quinta-feira (4/9)
07h00 – Brasil x França
10h30 – Estados Unidos x Turquia


