01/04/2012 – Ainda em luto pela morte de Vigor Bovolenta, o vôlei masculino italiano encerrou neste fim de semana a fase de classificação da Serie A. Aprenas faltava decidir quem ficaria com a última vaga para os playoffs e quem seria rebaixado. E isso foi decidido no confornto direto entre San Giustino e Padova.
No meio de semana, ambos se enfrentaram e o Padova, mesmo fora de casa, venceu por 3 a 0, se mantendo firme na briga pela vaga e pela permanência na Série A. Mas a derrota por 3 a 2 para o Roma neste domingo decretou o descenso da equipe. Mesmo perdendo por 3 a 2 para o Piacenza, a equipe de San Giustino garantiu a última vaga aos playoffs e a permanência na primeira divisão. Com esses e os demais jogos completano a rodada, os grupos para os playoffs pelo titulo estão definidos.
O Trentino, do levantador brasileiro Raphael Vieira foi o líder da fase e encabecerá um dos grupos. O Cuneo, de Leandro Vissotto foi o terceiro e também será um dos cabeças de chave. No mesmo grupo do Cuneo, estará o Piacenza, do brasileiro Cléber de Oliveira e o Vibo Valentia, do também brasileiro Felipe Banderó. Veja como ficou cada grupo, lembrando que as equipes se enfrenta em turno único, com os vencedores de cada grupo avançando para o Final Four.
Pelo feminino, Bergamo e Villa Cortese se enfrentaram sábado pelo segundo jogo das semifinais, com vitória do Bergamo por 3 a 2, forçando o terceiro e último duelo dia 4, em Villa Cortese. Nesta segunda, Busto Arsizio e Piacenza se enfrentam e em caso de vitória do Busto, a equipe se classifica para a final.