Search
Tuesday 27 October 2020
  • :
  • :

Alison e Vitor Felipe são campeões do Grand Slam de Xiamen

Foto: FIVB

Apenas um atleta das seleções brasileiras de vôlei de praia ainda não tinha conseguido chegar a uma final de etapa do Circuito Mundial nesta temporada. Justamente um medalhista olímpico. Mas essa história acabou na manhã deste sábado (26/10). E Alison não só chegou à sua primeira decisão na edição 2013 como sagrou-se campeão do Grand Slam de Xiamen (CHN) ao lado de Vitor Felipe. Um título maiúsculo, de forma invicta, em cima dos atuais campeões do mundo.

Assim como aconteceu no Grand Slam de Moscou (RUS), a técnica Letícia Pessoa resolveu abrir as duas duplas que já não brigavam mais pelo título da temporada para unir experiência e juventude, dando mais bagagem internacional aos mais jovens. Na ocasião, Alison jogava pela primeira vez com Vitor Felipe, enquanto Emanuel teve Evandro a seu lado, com a dupla sendo vice-campeã nas areias russas. Agora, na China, foi a vez de a outra parceria dar alegrias ao Brasil. E ela foi além.

Alison e Vitor Felipe já mostravam nas semifinais que essa conquista se desenhava mesmo para eles. Na madrugada deste sábado, horário de Brasília, eles encaravam a dupla que tinha eliminado nas oitavas de final os atuais líderes do ranking, os letões Janis Smedins e Samoilovs, e, nas quartas, justamente os brasileiros Emanuel e Evandro. Mas os italianos Lupo e Nicolai acabaram não sendo páreo para o Mamute e o jovem paraibano: vitória por 2 a 0, parciais de 21-18 e 21-17.

Era chegada a hora da decisão, a segunda para Vitor Felipe, que foi campeão do Grand Slam de Berlim (ALE) ao lado de Evandro. Do outro lado da quadra, nada menos do que os atuais campeões do mundo, os holandeses Brouwer e Meeuwsen. Portanto, mais uma provação para os brasileiros confirmarem os 100% de aproveitamento até ali. E eles logo perceberam que não teriam vida fácil. Após abrirem uma boa vantagem (10-7) no primeiro set, com quatro pontos de bloqueio de Alison, acabaram perdendo por 21-18.

No segundo, Alison e Vitor Felipe largaram atrás, mas assumiram a dianteira do placar em 10-9 e passaram a mandar no set, fechando em 21-15 e levando a decisão para o tie break. Momento em que a dupla parecia jogar junta há tempos. Os holandeses chegaram a abrir 5/1, o que não foi o suficiente para abater os brasileiros. Eles logo empataram em 6/6, viraram em 8-7, ampliaram em 13-10, com o 11º ponto de bloqueio de Alison no jogo, e sagraram-se campeões com um 15-13.

“É apenas o nosso segundo torneio juntos e não acredito que já fomos campeões. Estou feliz demais. Só tenho a agradecer ao Alison, que foi um monstro aqui em Xiamen. Conseguimos nos impor nos momentos mais difíceis do jogo e levamos mais esse título para o Brasil. Quero aproveitar e mandar um beijo para meu pai, minha mãe e minha namorada”, declarou Vitor Felipe, em estado de êxtase.

Aos 27 anos, Alison parecia um garoto conquistando seu primeiro título, tamanha a alegria ao final do jogo. Logo ele, que já foi campeão do Circuito Mundial, campeão do mundo e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres/2012. Socava o ar, empurrava e abraçava o parceiro, apontava para os integrantes da comissão técnica nas arquibancadas para dedicar a conquista a eles e não tirava o sorriso do rosto. Uma edição que começou difícil, com uma lesão no dedo mínimo da mão esquerda, mas que chega á sua reta final com um título na raça, na alegria e na conhecida técnica.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x