A seleção italiana feminina garantiu nesta quarta-feira sua classificação para as quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Londres ao vencer a Gra-Bretanha por 3 a 0, atingindo nove pontos em três jogos.
Quem vê o placar do jogo e a tradição da equipe britânica no esporte, imagina que a vitória muito fácil. Porém, em especial o 1º set, foi duro para as comandadas por Massimo Barbolini.
Disputado ponto a ponto, a Itália venceu a primeira parcial por apenas dois pontos de vantagem, fazendo 27 a 25 em 29 minutos. Mesmo animadas, as donas da casa não conseguiram manter seu jogo em alto nível e viraram presas fáceis para as italianas nos sets seguintes, fechando ambos em 25 a 12.
Barbolini poupou a levantadora Lo Bianco, que não jogou. Em seu lugar, Giulia Rondon atuou durante toda a partida. Quem também atuou como titular foi a central Jenny Barazza, no lugar de Valentina Arriguetti. Francesca Piccinini entrou no terceiro set no lugar de Antonella Del Core.
A maior pontuadora da partida foi Carolina Costagrande, com 12 pontos, sendo 10 de ataque e dois de bloqueio. No lado britânico, o destaque foi Lynne Battie, que anotou 11 pontos.
Na próxima rodada a Itália enfrenta a Argélia enquanto a Grã-Bretanha encara a República Dominicana, do técnico Brasileiro Marcos Kwiek.