Search
Thursday 22 October 2020
  • :
  • :

Atleta de vôlei adaptado faz solicitação de revisão das regras. Leia na íntegra

marilia_volei_camp_masc

Foto: Reprodução/Facebook

 

SOLICITAÇÃO

Solicito, por meio deste, a revisão das regras do JORI/JAI, quanto ao uso moderado de cola ou qualquer adesivo ou substância que facilite a aderência da bola nas mãos dos atletas. Isso se dá pelo fato de que, com a idade, a pessoa tem menos força para segurar a bola, às vezes por problemas de transtornos ósseos ou inflamações de tendão, outras por bolas muito novas, sem aderência e muito lisas, apesar da calibragem menor. Estou aqui falando por mim e por muitos colegas atletas que expressaram a mesma opinião sobre esta solicitação.

Eu, pessoalmente, me senti várias vezes constrangido e aborrecido pelo fato de a arbitragem ser injusta, me acusando desta prática, e dos torcedores molestarem com gozação , sendo que, depois do jogo, tive a oportunidade de cumprimentar os adversários e constatar suas mãos sujas com colas e outros adesivos. Digo, ainda, que tal situação de constrangimento fere o Estatuto do Idoso!!

As regras são para todos, e não para alguns e, se forem aplicadas, terão que colocar à prova as mãos de TODOS os jogadores, atacantes e defesa, e não de um ou outro que se destaca como atacante e, por isso, é alvo dessa prática !! Ainda, essa verificação teria que acontecer no início de cada set do jogo, pois são nesses intervalos que o uso de adesivos e cola se intensificam, ludibriando, assim, a arbitragem.

Lembro, ainda, que no handebol

, que é um esporte mundial e até olímpico, todos os jogadores usam formalmente colas para segurar melhor a bola, sendo ainda jovens e as bolas bem menores que do vôlei. Penso que, através do relatado acima, essa regra poderia ser banida do regulamento, pois seria um sinal de respeito às limitações dos idosos e deixariam de acontecer tantos episódios de constrangimento e conflitos em quadra e fora dela.

Se o JOVEM surfista precisa passar parafina na prancha pra ter mais aderência com os pés; se o JOVEM jogador de handebol precisa passar cola nas mãos pra ter mais aderência na bola; se os JOVENS atletas como ginastas, alpinistas e levantadores de peso utilizam o pó de carbonato de magnésio ( MgCO3 ) para eliminar o suor das mãos e segurar melhor os objetos, POR QUE o IDOSO não pode passar um pouco de cola nos dedos para facilitar seu jogo??

atleta de vôlei da 3ª idade -Equipe de Cubatão

O VOLEI DA 3ª IDADE É COMO UM JOGO DE HANDEBOL COM REDE DE VÔLEI E BOLA BEM MAIOR… O ATLETA TEM A MESMA DIFICULDADE EM ADMINISTRAR A BOLA NAS MÃOS PARA UMA JOGADA FIRME E EFICAZ!!

São Vicente, 12/03/2015
Jorge Alfredo Lapa (12/10/45-68 anos)




Subscribe
Auto Notificar:
guest
3 Comentários
o mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Neide

Por acaso alguém aí já ouviu falar de \”manchete\”???
Se tá difícil dar toque, usa a manchete querido… Agora esse negócio de passar cola na mão, é nojento, ridículo e anti-esportivo.
Que eu saiba condução é infração no vôlei, e se a bola ficar \”colada\” na mão, fica inevitável não conduzir.
Porque não usar a manchete então, em vez de ficar dando esses toques conduzidos horrorosos?
Pára de chororô e usa a manchete querido!

Aline

Meu avô, de mais de 80 anos, joga VÔLEI NA PRAIA e NUNCA PRECISOU DE COLA NAS MÃOS para jogar!!! Pára de frescura, por favor!!!

Aline

Que ridículo esse negócio de “COLA NAS MÃOS”!!!
Já que quer IGUALDADE DE CONDIÇÕES, que SEJA PROIBIDA A COLA de UMA VEZ POR TODAS!!!

Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x