Search
Wednesday 5 August 2020
  • :
  • :

Brasil bobeia no quarto set, mas consegue vencer em sua estreia em Londres

Divulgação/FIVB

 

A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória nos Jogos Olímpicos de Londres. No último sábado (28/07), o Brasil venceu a Turquia por 3 sets a 2, parciais de 25-18, 23-25, 25-19, 25-27 e 15-12, em 2h07 de jogo, no Earls Court. As brasileiras defendem o título olímpico conquistado em Pequim/2008. O time verde e amarelo está no grupo B ao lado dos Estados Unidos, da Turquia, da Coreia do Sul, da China e da Sérvia.

O triunfo, no entanto, poderia ser resolvido ainda no quarto set. A equipe verde-amarela chegou a abrir oito pontos de vantagem na parcial (18×10), mas sofreu um apagão e permitiu a virada turca.

Veja galeria de fotos da partida

 

O próximo desafio das brasileiras na competição será a reedição da última final olímpica. O Brasil jogará com os Estados Unidos às 12h45 desta segunda-feira (30/07). As americanas também estrearam com vitória ao baterem a Coréia do Sul por 3 sets a 1. No outros jogo do grupo do Brasil, a China passou pela Sérvia por 3 sets a 1.

 

O bloqueio foi o destaque das brasileiras na partida. Ao todo, o time do treinador José Roberto Guimarães fez 14 pontos neste fundamento. E quem mais pontuou foi a oposto Sheilla, com 19 acertos. Foram 15 em ataques (e com 41% de aproveitamento), dois em bloqueios e dois em saques. Jaqueline veio na sequência com 13: 12 em ataques (32%) e um de bloqueio. A meio de rede Thaísa contribuiu com 12, sendo sete em ataques, três em bloqueios e dois aces. Fabiana e Fernanda Garay, que entrou no lugar de Paula Pequeno no início do terceiro set, contribuíram com dez. Paula saiu de quadra após dois erros no passe, mas vinha bem no ataque, com oito pontos (50%).

“Estreamos com o pé direito. Esse resultado é importante para nos dar confiança para o restante da competição. Tivemos altos e baixos, o que não pode acontecer, mas também tivemos bons momentos. O nosso saque e a relação entre o bloqueio e a defesa funcionaram”, disse a ponteira Paula Pequeno, eleita a melhor jogadora nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Pela Turquia, Neriman Oszoy foi o centro da equipe. Mesmo não sendo a maior pontuadora, virou as bolas decisivas em momentos importantes para a Turquia, assim como errou muitos ataques para o Brasil no último set. Ela marcou 15 pontos, sendo 11 em ataques (44%), três em bloqueios e um ace. Neslihan Darnel, que foi substituída no quarto set e não voltou mais para o jogo, foi a maior pontuadora da Turquia com 18 acertos: 15 em ações ofensivas (42%), dois em bloqueios e um ace.

 

O jogo

 

Em um erro da Turquia, o Brasil fez o primeiro ponto da partida. As brasileiras começaram melhor e abriram três (8/5). Thaisa conseguiu um belo bloqueio e o time verde e amarelo aumentou a diferença para cinco (11/6). A Turquia cresceu no set e encostou no marcador (16/14). O técnico José Roberto Guimarães inverteu cinco e um. Entraram Dani Lins e Tandara e saíram Sheilla e Fernandinha. Quando o Brasil vencia por 19/15, o treinador brasileiro colocou a ponteira Natália em quadra. Foi a estreia olímpica da jogadora. Se aproveitando dos erros turcos, as brasileiras fecharam o primeiro set por 25/18.

 

A segunda parcial começou equilibrada. As centrais brasileiras, Fabiana e Thaisa, cresceram de produção e o Brasil abriu três (14/11). A Turquia conseguiu uma boa sequência de saques, virou o placar, e foi para a segunda parada técnica com um de vantagem (16/15). O set seguiu equilibrado até o final, mas as turcas foram melhores nos momentos decisivos e venceram a parcial por 25/23.

 

Com um ace de Sheilla, o Brasil fez 3/1 no início do terceiro set. A recepção brasileira parou de funcionar e a Turquia virou o marcador (7/5). O técnico José Roberto Guimarães trocou as ponteiras. Entrou Fernanda Garay e saiu Paula Pequeno. A substituição fez bem ao Brasil. O set foi marcado pelo equilíbrio. O bloqueio brasileiro apareceu em momentos decisivos. E foi com um bloqueio de Fabiana que o Brasil abriu dois (13/11). O time verde e amarelo não saiu mais da liderança do marcador e fechou terceiro set por 25/19 com um ace de Thaisa.

 

A vitória no terceiro set fez bem ao time verde e amarelo. Na primeira parada técnica, as brasileiras tinham quatro de vantagem (8/4). O bloqueio brasileiro seguiu funcionando e o time do treinador José Roberto Guimarães abriu sete no segundo tempo técnico (16/9). A Turquia conseguiu uma grande reação no final do set, virou o marcador, e fechou a quarta parcial por 27/25.

 

O Brasil começou bem no quinto set e abriu três (6/3). Com uma boa sequência de saques da levantadora Fernandinha, o time verde e amarelo fez 11/7. Com um final de set equilibrado, as brasileiras fecharam o set por 15/12 e o jogo por 3 sets a 2.

 

Brasil: Fernandinha (4), Sheilla (19), Paula Pequeno (9), Jaqueline (12), Fabiana (10), Thaísa (12) e Fabí (líbero). Depois: Natália, Dani Lins, Fernanda Garay (10) e Tandara (2). Técnico: José Roberto Guimarães.

Turquia: Naz Aydemir (5), Neslihan Darnel (18), Neriman Oszoy (15), Sonsirma Gozde (15), Bahar Toksoy (6), Eda Erden (8), Gulden (líbero) e Gizem (líbero). Depois: Polen (5), Ozge (1) e Esra (7). Técnico: Marco Aurélio Motta.

 




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x