A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou neste sábado a composição dos grupos da Liga Mundial 2013, que será disputada em Julho de 2013. Pela primeira vez, a competição terá a participação de 18 equipes, que na primeira fase serão divididos em três grupos com seis equipes cada. Os grupos foram sorteados de acordo com o ranking da entidade.
O Brasil, que tentará seu décimo título na competição, estará no Grupo A, junto com a atual campeã Polônia, os rivais continentais EUA e Argentina, e os europeus Bulgária e França.
A campeã olímpica Rússia encabeça o Grupo B, que também tem Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irã. No Grupo C, estão provisioriamente as equipes mais fracas: Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda e duas equipes que serão convidadas ainda neste mês.
Com o inchaço do torneio, o regulamento sofrerá mudança drástica. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro do Grupo em turno único. As 3 melhores ranqueadas conforme ranking da FIVB terão a vantagem de jogar três das cinco partidas em casa.
A confusão se forma na hora de definir os classificados. Por ter dois grupos fortes e um fraco a divisão fica assim: Os grupos A e B classificam os três primeiros. Já o Grupo C classifica apenas o primeiro. Completará os oito finalistas o país-sede da fase final, que ainda será anunciado.
Esta será a primeira competição oficial da FIVB sob o comando do brasileiro Ary Graça.