Search
Sunday 25 October 2020
  • :
  • :

Brasil se prepara para Circuito Mundial

 07/04/12 – O Circuito Mundial de Vôlei de Praia já começou para a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Neste final de semana, a equipe formada através do acordo entre a CBV e Ministério dos Esportes para treinamento das seleções brasileiras de vôlei de praia, visando os Jogos Olímpicos de Londres, está presente em Fortaleza (CE), onde acontece a quarta etapa do Circuito Banco do Brasil. Dois supervisores, dois estatísticos e dois fisioterapeutas formam o grupo que viajará para o exterior acompanhando os atletas brasileiros.


A equipe masculina é formada pelo supervisor Rui Campos, medalhista de prata com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o fisioterapeuta Jorge Santos e o estatístico Adriano Roza. O supervisor Carlos Loss, o Alemão, o estatístico Marco Char e o fisioterapeuta Mark Hudson formam a equipe feminina. O superintendente de vôlei de praia da CBV, Tadeu Saad, e o gerente de seleções Rodrigo Ribeiro lideram o grupo.

Enquanto os supervisores realizam reuniões periódicas com as duplas, a fim de discutir detalhes da programação, os estatísticos se desdobram para encontrar a maneira de trabalho mais eficiente. Munidos de câmeras de vídeos e computadores, Marco e Adriano acompanham de perto o desenrolar da competição.

“Estamos fazendo filmagens e utilizando o software Dartfish, que se adapta a qualquer modalidade esportiva para gerenciar as estatísticas. Estamos conversando com jogadores e comissões técnicas e realizando testes e ajustes para que possamos coletar o tipo de informação que eles mais necessitam”, explica Adriano.

De acordo com Marco, a criação de um trabalho unificado de controle de estatísticas será mais uma ferramenta à disposição das duplas brasileiras nas competições internacionais.

“Percebemos que todo atleta no vôlei de praia tem uma tendência a repetir certas opções e nosso objetivo é identificar estes padrões. Com estas informações, podemos prever ações ofensivas e defensivas dos adversários e nos preparar para elas. Como a maior parte das etapas coincide, vamos fazer um trabalho integrado e padronizado”, comenta.

Criado pela CBV e pelo Ministério do Esporte, o projeto garante às duplas selecionadas, desde o início de 2012, o apoio de supervisores, fisioterapeutas, estatísticos, preparadores-físicos, psicólogos, e nutricionistas contratados pela CBV. A entidade também colocou o Aryzão, em Saquarema (RJ), à disposição dos atletas.

As duplas selecionadas para o projeto são Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg, Evandro/Harley, Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian e Ângela/Lili.

A temporada 2012 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia começará no próximo domingo(15.04), em Brasília (DF).



Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x