Search
Monday 26 October 2020
  • :
  • :

Brasil vence a Turquia pela Fase Final do GP

A seleção brasileira feminina de vôlei se despediu da 20ª edição do Grand Prix com vitória. Neste domingo (01.07), as brasileiras venceram as turcas, com grande atuação da central Thaisa, por 3 sets a 1, parciais de 25-21, 23-25, 25-20 e 25-15), em 1h40 de jogo, no Beilun Sport, em Ningbo, na China.

 

Com o resultado, as brasileiras precisavam torcer por uma vitória da anfitriã China sobre os Estados Unidos, no jogo que fecharia a Fase Final. Mas não aconteceu. As americanas venceram por 3 sets a 0 e ficaram com o título, com a seleção brasileira subindo ao pódio para receber a medalha de prata. A Turquia ficou com o terceiro lugar.

 

A central Thaisa teve grande atuação e foi a maior pontuadora do Brasil na partida, com 19 acertos (11 de ataque, cinco de bloqueio e três de saque). A oposto Sheilla, que completou 29 anos neste domingo, também teve boa atuação, com 13 pontos. A central Fabiana, que entrou no lugar de Adenízia no terceiro set, também foi decisiva na vitória das brasileiras, com sete pontos de bloqueio. Pelo lado da Turquia, a atacante Neslihan foi quem mais pontuou no confronto, com 20 acertos.

 

Para Thaisa, o bloqueio brasileiro foi fundamental contra a Turquia. O Brasil marcou 22 pontos deste fundamento. “O jogo de hoje foi diferente da partida contra a Tailândia. Ontem jogamos com um time que mexia muito na bola. Já a Turquia tem um jogo de bolas altas. Por isso, o nosso bloqueio teve papel decisivo. Hoje foi o dia deste fundamento”, disse a central, que ainda analisou a atuação do Brasil no Grand Prix. “Essa competição foi importante para o time. Não começamos bem na Fase Final do Grand Prix, mas nos recuperamos e jogamos como equipe”, afirmou Thaisa.

 

A oposto Sheilla, aniversariante do dia, também fez uma análise da partida contra as turcas. “Começamos bem o jogo, mas no segundo e terceiro sets cometemos alguns erros de recepção. No quarto set o nosso bloqueio funcionou e foi decisivo para a vitória”, disse a campeã olímpica, que brincou ao ser questionada sobre o aniversário. “Estou fazendo 19 anos (risos). Pelo menos posso dizer que a Sheilla de agora é mais experiente”, comentou a oposto.

 

O treinador José Roberto Guimarães ficou feliz com a vitória, mas já está com o pensamento voltado para os Jogos Olímpicos. “Foi um bom resultado. Tivemos alguns altos e baixos na partida. No segundo e terceiro sets jogamos um pouco abaixo. Temos que melhorar a nossa relação entre o bloqueio e a defesa. Faltam duas semanas para os Jogos Olímpicos e precisamos evoluir, pois enfrentaremos oponentes difíceis”, analisou José Roberto Guimarães.

 

O JOGO

 

O Brasil começou bem na partida e abriu seis (8/2). Fernandinha jogava com velocidade e o saque das brasileiras quebrava a recepção turca. Na segunda parada técnica o time verde e amarelo vencia por sete (16/9). Thaisa foi o destaque do set com sete pontos (quatro de ataque, um de bloqueio e dois de saque) e o Brasil fechou a parcial por 25/21.

 

 

O segundo set começou equilibrado. As turcas foram para a primeira parada técnica com um de vantagem (8/7). Quando o placar estava 11/10 para a Turquia o treinador José Roberto Guimarães trocou as ponteiras. Entrou Jaqueline e saiu Fernanda Garay. Mari também veio para a quadra no lugar de Paula Pequeno. O saque turco passou incomodar a recepção brasileira e a Turquia fez 16/12. O Brasil conseguiu uma grande reação no final, mas as turcas fecharam a parcial por 25/23.

 

A vitória no segundo set fez bem a Turquia que abriu três no início da terceira parcial (6/3). O Brasil cresceu e, numa largada de segunda da levantadora Fernandinha, deixou tudo igual (11/11). Com uma boa sequência de saques da central Fabiana, que substituiu Adenízia, o time verde e amarelo fez 15/12. As brasileiras seguiram dominando o set e fizeram 25/20.

 

O Brasil não deu chances para a Turquia no quarto set. Fabiana bloqueava com eficiência e Sheilla era efetiva nas bolas na saída de rede. Se aproveitando dos erros das turcas, o time verde e amarelo venceu a parcial por 25/15 e o jogo por 3 sets a 1.

Brasil – Fernandinha, Sheilla, Paula Pequeno, Fernanda Garay, Adenízia e Thaisa. Líbero – Fabi. Entraram: Fabíola, Mari, Jaqueline, Fabiana e Camila Brait. Técnico – José Roberto Guimarães

Turquia – Bahar, Gozde, Naz, Neriman, Eda e Neslihan. Líberos – Gulden e Gizem. Entraram: Esra e Ozdemir. Técnico – Marco Aurélio Motta




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x