Search
Monday 19 October 2020
  • :
  • :

Brasil vence o jogo, mas Chile quebra jejum de quase cinco décadas

Brasil Chile sul-americano 2015

O público presente ao Ginásio do Sesi, em Maceió, nesta quinta-feira, presenciou um momento que, se não chega a ser inédito, pode ser chamado de histórico – raro, ao menos. Até esta edição, a Seleção Brasileira masculina de Vôlei só havia perdido um set para o Chile em campeonatos sul-americano. Foi em 1969, em Caracas, quando o Brasil venceu por 3 a 1, com parciais de 15-1 15-5, 12-15, 15-1.

 

Nesta noite, em Alagoas, contra todo e qualquer prognóstico, o Brasil precisou de uma virada para bater a Seleção Chilena. Longe de ser festejada, e com todas as ressalvas possíveis para um tropeço no caminho ou uma vírgula indevida num longo texto, a vitória verde-amarela por 3 sets a 1 (23-25, 25-18, 25-18, 25-14, 25-23) contará negativamente para a história dos jogadores que estiveram em quadra, do técnico Bernardinho e da Seleção Brasileira. A classificação antecipada do time para as semifinais do sul-americano teve um sabor dos mais amargos.

 

“Serviu de lição. É complicado você achar que tem bobo (no vôlei). Se você não entrar com a mesma concentração, com o mesmo foco, vai acabar sofrendo. Foi o que aconteceu conosco hoje em dois sets. Entramos devagar, eles foram para o saque, sem pressão nenhuma”, analisou o levantador Bruno em entrevista ao SporTV. “Atuamos abaixo do que podemos, jogamos pouco concentrados, e isso não pode contra um adversário que não é de um nível top internacional, mas que tem algumas qualidades”, alertou.

 

O Chile é o 30º colocado do ranking da FIVB. Todos seus pontos, no entanto, se devem a disputas continentais – Sul-Americano, Pré-Olímpico e eliminatórias para o Mundial. Nunca disputou uma Liga Mundial ou um torneio olímpico de vôlei. Jogou a Copa do Mundo só uma vez, em 1991, e foi 12º colocado. Só jogou um mundial, o da Argentina, em 1982, quando foi 23º e penúltimo colocado no campeonato. Tradição nenhuma no voleibol internacional, portanto. Ou, por assim dizer, o exato oposto da história da Seleção Brasileira masculina de Vôlei.

 

Bruno, Evandro, Lucas Lóh, Kadu, Isac, Maurício Souza e Tiago Brendle iniciaram a partida pelo Brasil. Raphael e Renan também entraram em quadra. No primeiro set, os chilenos lideraram quase toda a parcial. Chegaram a abrir 17 a 13 e permitiram a virada brasileira para 21 a 20. Porém, com três pontos consecutivos, o Chile retomou a liderança na parcial e venceu pela diferença mínima, mas suficiente para derrubar prognósticos. Nos dois sets seguintes, o saque brasileiro melhorou e o jogo teve mais a feição de um Brasil vs Chile.

 

No quarto set, os visitantes entraram dispostos a levar o jogo para o tie break, chegaram a fazer 13 a 9, a buscar o empate quando perdiam por 22 a 20, e só num contra-ataque de Lucas Lóh pela entrada de rede é que o Brasil conseguiu a vitória no set por dois pontos de vantagem e, no jogo, por 3 a 1.

 

O Brasil encara a Venezuela, na sexta-feira, às 18h15, com transmissão ao vivo pelo SporTV. O Chile joga contra o Peru às 12h45.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
3 Comentários
o mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Nazareth da Silva

Bem que falei: “2 Maurícios”! ainda bem que o outro Maurício está fora machucado…Evandro! e “outros famosos quem?”. Gente, realmente é desestimulador assistir esse timeco.Eles são muito ruins.

muciolo

Depois de ter assistidos aos jogaços da Copa do Mundo, acredito que com esse “timinho” o Brasil não irá a lugar nenhum na Olimpíada. Não passará da etapa classificatória. Também, o que esperar de uma seleção cujo técnico não se reciclou? Estamos mal, porque perder um set para a seleção do Chile, formada 99,9% por jogadores amadores. É o fim da picada.

Will Lopes

Uma vergonha, fazer jogo duro contra o time que é praticamente amador do Chile, só tenho a lamentar. Este time não aspira confiança para os jogos Olímpicos. O melhor jogo seria contra a Argentina que está com o time B.

Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x