Search
Thursday 22 October 2020
  • :
  • :

Bruno Schmidt/Pedro Solberg bate os líderes e está na final

Foto: FIVB

Deu Brasil naquela que era apontada como uma final antecipada do Grand Slam de São Paulo do Circuito Mundial, que reunia as duas melhores duplas da temporada. Neste SÁBADO (12.10), Bruno Schmidt e Pedro Solberg desbancaram os letões Janis Smedins e Samoilovs, atuais líderes do ranking, e estão na grande decisão contra os americanos Dalhausser e Jennings. O jogo será realizado às 10h deste domingo (13/10) e terá transmissão ao vivo da TV Globo.

Como esperado, foi uma semifinal de tirar o fôlego. Com o apoio maciço e fundamental da torcida, que lotou as arquibancadas da arena montada no Parque Villa Lobos, o Brasil parecia jogar com um a mais na areia. E era mesmo o que Bruno e Pedro precisavam. Afinal, com a vitória, eles deram um importante passo para continuarem bem vivos na luta pelo título da edição 2013. Os letões estão com 410 pontos à frente dos brasileiros, que já terminarão a etapa diminuindo essa vantagem rumo ao topo.

O campeão de um Grand Slam soma 800 pontos no ranking, enquanto o vice leva 720, o terceiro colocado, 640, o quarto, 560, e assim sucessivamente. Ou seja: na melhor das hipóteses, com Bruno e Pedro conquistando o título em São Paulo e Janis Smedins e Samoilovs tropeçando na decisão do terceiro lugar contra Herrera/Gavira (ESP), às 17h deste sábado, a diferença entre eles cairia para 190 pontos, a três etapas do fim da temporada, o Grand Slam de Xiamen (CHN) e as etapas Open de Vizag (IND) e Durban (AFS).

Portanto, o brasiliense Bruno e o carioca Pedro tinham que apresentar o melhor voleibol para manter essa chama ainda acesa. E, no primeiro set, os atuais campeões brasileiros mostraram por que formam a melhor dupla do país no momento. Com uma vitória por 21-15, incendiaram a arena e partiram com tudo para fechar o jogo no segundo. Mas os letões não são líderes à toa. Apesar da pressão que levaram no fim, empataram com um 22-20. No tie break, porém, com Pedro Solberg dando aula no bloqueio, Brasil 15-12 e a vaga na final.

“O Pedro fez uma partida impecável e me puxou o tempo todo. Ainda acendeu a torcida, que deu um show e nos empurrou. E contamos com ela na final também, um jogo muito importante para a definição do ano. A pressão é grande, mas temos que saber jogar com ela. Infelizmente, a regra mudou esse ano e os letões estão na liderança por terem um torneio a mais do que nós. Mas seguiremos firmes e fortes nesta final e nas três últimas etapas”, disse Bruno, citando a etapa do Campeonato Europeu em que Janis Smedins e Samoilovs ficaram em segundo e somaram 450 pontos.

Pedro Solberg, que ao final do jogo fez questão de ligar para a mãe, a ex-atleta Isabel, estava em estado de êxtase com a classificação para mais uma final. Vale lembrar que a dupla chegou a outras três decisôes no Circuito Mundial este ano, conquistando o título no Grand Slam de Haia (HOL) e ficando com o vice em Xangai (CHN) e Gstaad (SUI). Ao ser questionado sobre os muitos pontos de bloqueio que fez, foi bem humilde.

“Tive a sorte de encaixar alguns bons bloqueios na hora H, em momentos decisivos do jogo. Mas a vitória é da dupla. Antes de ser meu parceiro, o Bruno é meu amigo. Estamos de parabéns por mais esta final. E a torcida também, que jogou com a gente até o fim, e deu para perceber que estava à flor da pele no tie break, vibrando junto”, comentou Pedro. “Era para estarmos na frente deles no ranking, porém, o sistema de pontos mudou. Mas tudo bem. Vamos buscar”, emendou, confiante.

A decisão será contra um atleta que se acostumou a ser campeão no Brasil. O americano Dalhausser conquistou o título das últimas três etapas do Circuito Mundial realizadas no Brasil, em 2010, 2011 e 2012, todas elas em Brasília (DF) e ao lado do então parceiro Todd Rogers. Agora, jogando pela primeira vez com Jennings, já que Rosenthal sentiu uma lesão nas costas e não pôde vir a São Paulo, derrotou Herrera/Gavira (ESP) na outra semifinal por 2 a 0, parciais de 21-18 e 21-19, e carimbou mais um passaporte.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x