Search
Tuesday 29 September 2020
  • :
  • :

Campeonato Mineiro é lançado oficialmente em Belo Horizonte

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

A Federação Mineira de Vôlei lançou na manhã desta quarta-feira (26/08), no Hotel Mercure, em Belo Horizonte, a edição 2015 do Campeonato Mineiro Adulto Masculino. Na oportunidade, a diretoria da FMV, os treinadores e um atleta de cada uma das cinco equipes participantes falaram sobre a competição e atenderam a imprensa. André Nascimento (Montes Claros), Everaldo (Minas Tênis Clube), Fábio Paes (UFJF), Renato Hermely (Unincor/Três Corações) e Serginho (Sada Cruzeiro) foram os atletas presentes.

 

Vice-presidente da entidade gestora do voleibol em Minas Gerais, Tomás Mendes destacou a força da competição estadual e a importação de se interiorizar a disputa. “Nesta temporada, seguindo o que foi feito em 2014, estamos novamente interiorizando o campeonato, levando jogos para novas praças no interior do estado. Esse movimento é muito importante para que mais cidades e regiões de Minas Gerais possam desfrutar do nosso ótimo campeonato”, destacou o dirigente, que abriu o evento.

 

Treinadores destacam a força da competição

 

Com a palavra no evento, o técnicos das cinco equipes participantes – Alexandre Fadul (UFJF), Marcelinho Ramos (Montes Claros), Marcelo Mendez (Sada Cruzeiro), Nery Tambeiro (Minas Tênis Clube) e Toninho Rezende (Unincor/Três Corações), destacaram o elevado nível técnico e a oportunidade de trabalhar a competição para moldar a equipe para a temporada. Atual hexa campeão mineiro, tendo conquistado cinco títulos pelo Sada Cruzeiro, seu atual clube, e um por Montes Claros, o argentino Marcelo Mendez destacou as dificuldades da pré-temporada, já que tem muitos atletas em seleções nacionais, inclusive nas de base, e destacou a importância de manter o título de campeão mineiro.

 

“Para nós são dois objetivos. Primeiro, nosso time está como um jogo de xadrez – temos jogadores treinando conosco, outros na seleção sub23, outros na juvenil -, e teremos que voltar a juntar todas as peças. O Campeonato Mineiro vai ajudar muito para reunir nossos atletas e prepará-los para o mundial. O outro objetivo é ganhar, sempre pensamos em ganhar. Já são cinco anos que ganhamos o campeonato e para nós ele é um objetivo importante também”, destacou o experiente treinador argentino.

 

No comando do Minas Tênis Clube pela segunda temporada consecutiva, Nery Tambeiro destacou a juventude da equipe e as dificuldades para alcançar a final e o sonhado título. “Não vai ser fácil recuperar o título estadual. O Minas é um clube de muita história e os jogadores que estão lá vão fazer de tudo para superar todas as adversidades e tentar a melhor colocação possível. Se isso vai ser suficiente para ganhar do Sada Cruzeiro, não sei, mas até lá vamos ter que nos superar para ganharmos dos outros adversários para chegar à final, o que não vai ser fácil. Estamos com um grupo renovado, menos experiente e mais enxuto que no ano passado, mas essa camisa (do Minas) tem muita história e vamos fazer o melhor campeonato possível”, contou o treinador, que integrou a comissão técnica de Bernardinho na última Liga Mundial.

 

Muito trabalho no interior

 

Nas equipes do interior de Minas, o discurso é de dedicação aos trabalhos para que o resultado venha como consequência. Alexandre Fadul, técnico do UFJF Vôlei, ressaltou que a competição será uma oportunidade de trabalhar a equipe para a temporada, já que os treinamentos se iniciaram tardiamente. “Em Juiz de Fora, estamos com um grupo novo e poucos dias de trabalho, então para a nossa equipe a competição será preparatória, mas vamos buscar o resultado a todo momento. Sabemos que não vamos conseguir algumas vezes, mas em momento algum iremos deixar de confrontar os nossos adversários” destacou o comandante da Federal.

 

Marcelinho Ramos, que assumiu o Montes Claros Vôlei durante o último campeonato estadual, se mostrou feliz por poder trabalhar a equipe na pré-temporada e destacou o planejamento feito visando a solidez do projeto para o futuro. “A gente vê grandes equipes enxugando seus orçamentos, mas em Montes Claros isso não foi uma contingência de mercado, foi um planejamento para fazermos um trabalho a longo prazo. Estamos buscando credibilidade, sequência de trabalho, longevidade e que a gente consiga formar atletas. Queremos que ao final de cada temporada a gente não troque 70% ou 80% da equipe, apenas que façamos contratações pontuais. Sobre favoritismo e resultados, não estamos pensando nisso. Nosso pensamento é no dia a dia, pensamos no próximo treino, em fazer o nosso melhor. A gente respeita todas as equipes, é claro, mas acima de tudo respeitamos o trabalho que fazemos no dia a dia”, afirmou o técnico gaúcho.

 

O técnico do Unincor/Três Corações, Toninho Resende, que segue no comando da equipe e do voleibol da cidade após dirigir o time na última Superliga B, se mostrou tranquilo e feliz pela oportunidade de disputar o estadual em 2015. “Nós estamos muito tranquilos nesta participação no Campeonato Mineiro. Temos mostrado duas qualidades muito grandes: coragem e confiança no que fazemos. Coragem por chegar com um grupo bastante novo, com vários atletas da cidade, e entrar em uma competição com adversários de tão alto nível. Confiança no que temos feito pois sabemos que vamos jogar contra um dos melhores times do mundo e outro que esteve em todas as edições de Superliga, mas cientes que podemos dar trabalho. Quanto a vitórias, sabemos que podemos ser uma surpresa. O que queremos é envolver a nossa cidade e dar a oportunidade ao povo de Três Corações voltar a ver grandes ídolos e desfrutar dessa competição”, finalizou Toninho.

 

Sobre a competição

 

O Campeonato Mineiro Adulto Masculino 2015 começou na sexta-feira, 21 de agosto, com a vitória do Unincor/Três Corações sobre o UFJF Vôlei por 3 sets a 2. No torneio, as cinco equipes participantes se enfrentam em turno e returno, com os quatro primeiros colocados avançando para as semifinais, que serão disputadas em cruzamento olímpico (1º x 4º, 2º x 3º) e em jogos simples. Os vencedores avançam para a final, a ser disputada também em um só jogo. Semifinais e final terão mando de quadra da equipe de melhor campanha na fase de classificação.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x