Search
Wednesday 21 October 2020
  • :
  • :

Campeonatos europeus entram em momento decisivo

21/03/2012 – A temporada 2011/2012 vai chegando ao fim e no velho continente, já são conhecidos todos os finalistas das competições continentais. Aliás, uma delas já tem seu campeão.

No último fim de semana, em Lodz, na Pôlonia, o Final Four da Champions League definiu o primeiro campeão da temporada. PGE Skra Belchatow (POL), Zenit Kazan (RUS), Trentino PlanetWin365 (ITA) e Arkas Izmir (TUR) disputaram o título da maior competição de clubes da Europa. Os italianos, contando com o levantador brasileiro Raphael Vieira, tentavam o tetracampeonato. Já o Arkas Izmir, do brasileiro João Paulo Bravo, era o primeiro time turco a disputar o final four da competição. Nas semifinais, ambos os times foram derrotados. O Trentino perdeu por 3 a 1 para o Kazan e o Arkas, por 3 a 0 para o Belchatow.

Na disputa do terceiro posto, os Italianos bateram os turcos por 3 a 0. A disputa do título, os russos ignoraram a torcida local e venceram no tie-break por 3 a 2, conquistando seu segundo título na competição. O primeiro havia sido em 2008. Mariusz Wlazly, do Belchatow foi o MVP da Liga.

Neste final de semana, será a vez das mulheres decidirem quem leva a taça. Os jogos aconteceram em Baku, no Azerbaijão. Porém, nenhum time local estará na disputa. De um lado das semifinais, o Fenerbahce Istambul, do técnico José Roberto Guimarães e da central Fabiana enfrenta o Dinamo Kazan, da Rússia, da jogadora Ekaterina Gamova. A outra semi, o RC Cannes, da França, único dos quatro que já foi campeão e que tenta seu terceiro título, encara o Villa Cortese, da Itália. Os jogos acontecem nos dias 24 e 25 e terão transmissão pelo canal BandSports.

Nas demais competições, o sistema de disputa é diferente. A final é disputada em jogos de ida e volta. Na CEV Cup, a final será entre poloneses e russos. O Asseco Resovia Rzeszow encara o Dinamo Moscou. O primeiro jogo será na Polônia, dia 28 e a volta na Rússia, dia 01 de Abril. Nenhum dos times conta com brasileiros e o Dinamo já tem um título, conquistado em 1985.

Entre as mulheres, duelo de gigantes na final. O Galatasaray, da Turquia, e que conta com atletas internacionais como a italiana Lo Bianco e cubana Calderón, enfrenta o Busto Arsízio, líder absoluto do Italiano, e que tem entre suas jogadoras, a americana Lloyd e a tcheca Havlikova. O jogo de ida será em Istambul, dia 27, e a volta em Busto Arsízio, dia 31.

Encerrando as competições, temos a Challenge Cup e nela o Brasil tem grandes chances ter atletas campeãs. No feminino, o Baki Baku, do Azerbaijão, de Renatinha Colombo, Alessandra Fratoni e Cibele Barboza encara seu rival local, o Lokomotiv Baku, da americana Nancy Metcalf e da argentina Lucia Gaido.

Nas semifinais, disputadas no fim de semana, as brasileiras mais uma vez tiveram um atuação importante. Renata marcou 10 pontos na vitória por 3 a 0 sobre o Suhl, da Alemanha. O Lokomotiv passou pelo mesmo placar pelo Gent Dames, da Bélgica.

Os jogos finais serão em Baku. O primeiro dia 28 e o segundo ainda sem data definida. 

Entre os homens, também teremos uma final entre equipes do mesmo país. Os dois representantes são da Polônia: Politechnika Warszawska e Tytan AZS Czestochowa. O jogo de ida será dia 27, em Warszawska. A volta ainda não foi definida.

 

Tanto no feminino, quanto no masculino, teremos um campeão inédito. Quem mais se aproximou do título foi o Lokomotv Baku, que ano passado perdeu a final para o Azerrail, também do Azerbaijão.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x