Search
Monday 10 August 2020
  • :
  • :

Comitê Olímpico Internacional toma decisão quanto a participação dos russos no Rio 2016

Crédito: Divulgação/FIVB

Crédito: Divulgação/FIVB

 

O Rio 2016 está comprometido com Jogos Olímpicos limpos e respeita a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das federações esportivas internacionais no que se refere aos atletas da Rússia, conforme declarou neste domingo (24) Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador.

 

Nuzman se manifestou após o COI definir que os atletas russos só poderão competir no Rio caso comprovem às federações internacionais que estão livres de doping.

 

“Sempre apoiamos os Jogos limpos e a tolerância zero em casos de doping. Essa é a decisão do COI e das federações internacionais e nós a respeitaremos”, disse Nuzman na cerimônia de abertura da Vila dos Atletas. “Daremos as boas-vindas a todos os atletas que vierem para competir.”

 

A decisão do COI vem após um relatório independente divulgado no dia 18 de julho pela Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) sobre o doping no esporte russo.

 

O COI determinou que o Comitê Olímpico Russo não pode inscrever nenhum atleta que tenha sido citado no relatório ou que tenha sido punido por doping em qualquer momento anterior, mesmo que já tenho cumprido a punição. A presunção de inocência não se aplica à Rússia devido às circunstâncias excepcionais reveladas pelo relatório.

 

Serão aceitos pelo COI somente os atletas russos aprovados pela respectiva federação internacional e também pela corte arbitral do esporte. Todo atleta russo que competir no Rio será submetido a rigorosos testes.

 

Em junho, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) baniu os atletas russos do atletismo dos Jogos Olímpicos que começam no próximo dia 5 de agosto.

 

Fonte: https://www.rio2016.com/




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x