Search
Monday 30 November 2020
  • :
  • :

Copa Brasil está oficialmente anunciada

Foto: Régis Thiago/Melhor do Võlei

O que já era extra-oficialmente divulgado por todos agora está oficializado. Em nota divulgada em seu site, a CBV confirmou oficialmente os critérios e o formato de disputada da Copa Brasil 2013. A competição volta a ser disputada após cinco anos e era uma reivindicação do grupo de atletas que lutou por um calendário maior.

Tanto a competição feminina quanto a masculina terá oito clubes, mas formatos e critérios de classificação diferente.  No feminino, as oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro, que se enfrentarão entre si de 14 a 16 de janeiro. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais (17/01), que, assim como a decisão (18/01), serão disputadas em jogo único. Os participantes serão os oito primeiros colocados da Superliga 2012/2013, que fora, Unilever, Osasco, Vôlei Amil, Sesi, Banana Boat/Praia Clube, Pinheiros, Minas e Rio do Sul. 

Com isso, as equipes novas e que fazem boa campanha, como Brasília e Barueri ficam de fora, assim como o São Caetano, que está entre os oito primeiros, mas não teve campanha semelhante em 2012/2013. Quem ganha é o Minas, que já foi o lanterna da Superliga 13/14 e está na penúltima posição.

Já no masculino, o sistema será de eliminatória simples. Os participantes serão os oito primeiros colocados após o final do primeiro turno da Superliga 2013/2014, que fecha neste sábado (14/12). As quartas de final serão disputadas no dia 15 de janeiro, nas casas das quatro equipes mais bem classificadas. Semis e decisão estão marcadas para os dias 23 e 25, respectivamente, em local a ser definido. Por enquanto, já estão classificados Sada Cruzeiro, RJ Vôlei, Sesi e Brasil Kirin. Vivo Minas, Canoas, São Bernardo, Maringá e Montes Claros disputam as últimas quatro vagas.

A novidade é que o torneio valerá vaga para o Sul-Americano de 2013, que será realizado antes do fim da Superliga. “A criação da Copa Brasil faz parte de um ajuste da FIVB em relação ao período de competições de clubes e seleções, que, agora, está mais bem organizado. Como todos os eventos de clubes devem acontecer até 15 de maio, optamos por colocar as vagas nos Sul-Americanos em jogo na Copa Brasil, para evitar qualquer prejuízo à Superliga”, explicou Renato D’Avila.

A CBV promete que o torneio será bem atrativo para equipes, jogadores, torcedores e TV. “O retorno da Copa Brasil era um desejo nosso que estava alinhado com os anseios de clubes e jogadores. Fizemos um esforço não só para viabilizar a competição, como para garantir que ela tivesse a devida cobertura da TV. Acredito que será um grande sucesso”, afirmou Renato D’Avila, superintendente técnico da CBV.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x