O desfecho parecia iminente. Ao final da temporada 2011/2012, a equipe do Universal Modena perdeu seu patrocínio, mas anunciou que manteria o time e que ao longo da temporada conseguiria um novo patrocinador. No entanto, eis que a promessa não se cumpriu e a equipe se viu obrigada a abandonar o Campeonato Italiano 2012/2013. Apenas um salário foi pago às jogadoras a temporada inteira e os patrocinadores que estamparam as camisas e quadra, alegam que não fizeram acordo financeiro com a equipe, apenas cederiam o material esportivo para a equipe.
Fundada em 1970 e contando atualmente com jogadoras de diversas nacionalidades e de nível de seleção, como Alisha Glass e Christa Harmotto dos EUA, Jenny Barazza, Paola Croce e Taismary Aguero da Itália e Ana Spasojevic da Sérvia, a equipe realizou no último domingo (20/01) sua última partida na competição nacional. O duelo foi realizado em Modena, diante do Conegliano e terminou com vitória por 3 a 1, o que deixou a equipe na terceira posição, com 23 pontos, sete a menos que o líder Busto Arsizio.
Federação se pronuncia
Segundo nota divulgada pelo site da Liga de Vôlei Feminino da Itália, por conta da falta de recursos para o prosseguimento na temporada, foi decidido pela retirada da equipe do campeonato da Série A. Porém, tal decisão não afeta a participação do time na Challenge Cup, cujo duelo diante do Ilbank Ankara, marcado para esta quinta-feira (24/01) em Modena está confirmado. A equipe precisa vencer a partida para forçar o Golden set se quiser seguir no torneio.
Ainda segundo nota da Liga, o presidente do clube, Rino Astarita, enaltece o esforço feito para a manutenção do time e agradeceu a todos. “Todos nós temos trabalhado duro para montar um time sem patrocinadores para lidar com o campeonato. Agradeço aos meus colegas, a cidade de Modena, a todos os fãs e todos aqueles que nos apoiaram nos últimos oito anos em que nós conseguimos muitos sucessos”, enalteceu o presidente.