Search
Monday 26 October 2020
  • :
  • :

Dentil/Praia Clube fecha contratações com reforço de peso

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

Com o aporte do patrocinador Dentil, o Praia Clube tem a honra de oficializar a contratação da bicampeã olímpica, Fabiana Marcelino Claudino, de 31 anos. A central chega ao clube para formar um dos melhores times de voleibol feminino dos últimos anos. No currículo, inúmeras conquistas tanto pela Seleção quanto pelos times que defendeu. Fabizona, como é conhecida no meio da modalidade, coleciona títulos e premiações individuais de primeiríssima grandeza.

 

Início da trajetória

Natural de Santa Luzia (MG), Fabiana começou a jogar vôlei no Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte. Passou apenas cinco meses na escolinha do clube antes de começar a competir pelo time infantil. Em 2001, foi promovida pelo Minas ao time adulto, sendo campeã da Superliga 2001/2002, com apenas 16 anos.

 

Em 2003, foi para o Rexona-Ades (RJ), pelo qual conseguiu a maioria dos títulos, como o tetracampeonato da Superliga Feminina de Vôlei. Em 2010, ela atuou pelo Vôlei Futuro (SP). Após passagem pela agremiação de Araçatuba, assinou com o Fenerbahçe, da Turquia, à época comandado pelo técnico da Seleção José Roberto Guimarães.

 

Seleção Brasileira

Nas categorias de base, Fabiana foi vice-campeã do Mundial Sub-18 em 2001, na Croácia, no qual foi eleita melhor jogadora e melhor bloqueio, e campeã do Mundial Sub-20, no mesmo ano, na República Dominicana.

 

A estreia no time principal do selecionado verde-e-amarelo ocorreu em 2002 (aos 18 anos), quando a Seleção era treinada pelo técnico Marco Aurélio Motta. À época, Fabiana também jogava pela Seleção Juvenil sendo campeã mundial na Tailândia. Em 2003, disputou os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo. Na ocasião, o Brasil foi representado por uma equipe juvenil.

 

Após os Jogos Olímpicos de Atenas, Fabiana ganhou espaço e se tornou titular na Seleção. Após ter ficado de fora do Grand Prix em 2005, a meio de rede conseguiu voltar ainda no mesmo ano para conquistar a Copa dos Campeões.

 

Em 2006, Fabiana conquistou o bicampeonato do Grand Prix e foi um dos destaques no vice-campeonato Mundial. O ano de 2007 foi de decepções para a Seleção Brasileira, derrota na decisão dos Jogos Pan-americanos ante Cuba, além do amargo quinto lugar no Grand Prix e do vice-campeonato na Copa do Mundo. O único título conquistado foi o Sul-americano, no Chile.

 

Em 2008, Fabiana faturou o tricampeonato do Grand Prix e sagrou-se campeã Olímpica nos Jogos de Pequim. Além desses dois títulos, conquistou a medalha de ouro na primeira edição do Final Four, em Fortaleza, sendo eleita a melhor bloqueadora do torneio.

 

Depois de ganhar os Jogos Pan-americanos de 2011, a Seleção teve desempenhos abaixo da média nos outros torneios do ano e da primeira metade de 2012, se classificando para as Olimpíadas de Londres apenas na eliminatória sul-americana. Após um começo com algumas adversidades na primeira fase, a Seleção capitaneada por Fabiana ganhou mais uma medalha de ouro. A capitã, aliás, foi eleita a melhor bloqueadora dos Jogos.

 

Na temporada 2015/2016, Fabiana foi capitã e líder dentro e fora de quadra do time do Sesi-SP, que passou por muitas oscilações. Com o talento que lhe é peculiar, a atleta assinalou 295 pontos ao longo da Superliga, sendo 212 de ataque, 26 de saque e 57 de bloqueio.

 

Nome completo: Fabiana Marcelino Claudino

Apelido: Fabizona

Naturalidade: Santa Luzia (MG)

Data de nascimento: 24/01/1985

Posição: Central

Altura: 1,94m




Subscribe
Auto Notificar:
guest
18 Comentários
o mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Perlon

Quanto ao ranking,
Ex. Uma atleta estrangeira que venha a ser contratada
por uma equipe e for ranqueada com 7 (sete) pontos
para a próxima temporada, se continuar nesta mesma
equipe, não será considerada com status de 7 (sete)
pontos. Neste caso a equipe poderá ser duas atletas de
7 (sete) pontos e mais a estrangeira, mesmo constando
na planilha de ranking uma jogadora de 7 (sete) pontos.
Neste caso vale para a Alix.
A Wal acredito que tenha 36 foi beneficiada com menos 1 ponto. Então somente Fabiana de 7 pontos neste time.

TINANIC 100 ANOS

FABIZONA é um exemplo de mulher guerreira, íntegra, discreta, simples , profissional e excepcional de bola. Merece todo elogio e respeito. Soube superar os preconceitos dos invejosos e nunca se deixou abater pelas adversidades. Cada ano mostra-se líder, madura e merecedora de todos os títulos. Hoje, nós, fãs dois voley a comparamos com a Waleska e Fofão que são exemplos de mulheres admiradas por treinadores e amantes do voley do mundo inteiro. Sua simplicidade Fabiana foi que te levou ao lugar que você merece não só fazendo sucesso dentro de quadra mas sim em nossos corações. Te admiro muito. Quanto… Ler mais »

alexandre

Agora que a Fabiana já foi anunciada. Eu me pergunto, e a Jaque e a Sheila? Ainda estão sem clube?

SOARES

A Sheilla com certeza deve fechar com um time europeu. Eu acho que na Itália ou quem sabe no Fener (se ela for bem no GP e ser companheira de Kim e Natalia). Agora a Jaque to apostando em Bauru ou Minas. Praia, Rexona e osasco já estão fechados com suas pontas.

alexandre

Soares, Obrigado! Espero que não fiquem sem clube porque são grandes jogadoras e ainda têm lenha para queimar.

Fernando

Jaqueline talvez vá para o Minas ou Bauru realmente, caso algum dos times entrem no desespero e corrida de achar um patrocinador para pagar o salário dela.

alexandre

A Jaque seria um grande reforço para o Minas. O time precisa muito do passe para a Naiane trabalhar com a Carol Gattaz. O que você achou da contratação da ANNE BUITJS pelo Rexona para o lugar da Natália? Eu achei melhor do que se fosse a Celeste Plak, que tem um passe sofrível.

SOARES

É uma boa contratação. Anne Buijs é uma boa atacante, mas precisa melhorar urgente sua recepção.
Nao sei se voce reparou, mas esse ano o Rexona irá aumentar consideravelmente sua média de altura. A levantadora Roberta 1.85m, a ponta Buijs de 1.91m e a oposta Hêlo que tem 1.88m e tem chances de ser titular..

alexandre

SOARES, concordo contigo. O Rexona estará muito mais alto com a chegada dessa Holandesa e da Helô, mas ainda falta pelo menos uma central mais alta. Mas a defesa ficará comprometida, coisa que o Bernardinho preza tanto.

Vicente

Alexandre, você acha que as centrais do Rexona são ineficientes e deveriam ser trocadas por serem muito baixas????

alexandre

Vicente, não é exatamente isso. Mas para a competição que o Rexona ainda não conquistou(que é o campeonato mundial interclubes), a equipe precisaria de uma central alta para fazer frente às europeias. Eu sei que a Carol foi a melhor bloqueadora da Superliga, o melhor saque, mas no campeonato mundial é diferente, ela não sabe atacar a bola China e se a Monique estiver compondo o bloqueio ai fica difícil de até amortecer. Na nossa Superliga as duas centrais(Juciely e Carol) são eficientes, mas lá fora não funcionam. Talvez seja só uma impressão!

alexandre

Muito bom para o Praia. Mas eu não entendi, mesmo com todas essas jogadoras, o Praia não estourou a pontuação máxima(43pontos)? O time se tornou muito mais forte que os outros, estranho!

Gayrota

Nao tem nada de estranho, o time foi simplesmente montado com inteligência, duas estrangeiras e so a Fabiana e jogadora de 7 pontos. A Wal tem redução de pontos pela idade, Michele, Claudinha e Tassia não tem pontuações elevadas.

alexandre

Tudo bem! Mas os critérios são duvidosos, no caso da Wal é mais do que justo a redução de pontos por idade, mas as estrangeiras não somarem no total não acho válido. Mas…..

Perlon

Eiii notícia excelente, mas ela detesta ser chamada de FABIZONA.

TINANIC 100 ANOS

ELA NÃO GOSTA DE SER CHAMADA DE FABIZONA? DESCULPE…FABIANA

Fernando

Torcendo muito pro Praia ser convidado no Mundial de Clubes, já que serão 4 wildcards, que um seja para o 2ª melhor equipe das américas, já que só o Brasil tem uma liga descente e os EUA é só universitário.

Fernando

A notícia que todos estávamos esperando, ótima contratação, agora o Praia terá um poderio de ataque muito grande com Wal, Fabizona, Alix e Ramirez.
Além de um bom banco com Natasha, Carla e Ellen. É o time mais forte até o momento.

Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x