Search
Sunday 27 September 2020
  • :
  • :

Fernanda Berti estreia nas areias na etapa de Goiânia

Alexandre Arruda/CBV

Repetindo o caminho traçado por atletas como Jackie Silva (RJ), Ana Paula (MG), Virna (RN), Tande (RJ) e Nalbert (RJ), que trocaram as quadras pelas areias, a carioca Fernanda Berti, de 27 anos e 1,90m, dá nesta sexta-feira(21.09), o saque inicial de sua carreira no vôlei de praia, assim como adiantou o quadro Mercado do Melhor do Vôlei. A estreia da ex-jogadora da seleção brasileira nas areias é um dos destaques do primeiro dia de jogos da etapa goiana do Circuito Banco do Brasil Nacional 2012/2013, que acontece entre sexta e domingo (23.09), na arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). A entrada é gratuita.

 

Com passagens por grandes clubes nacionais, estrangeiros e pela seleção brasileira, em 2005, Fernanda está treinando na areia há dois meses, depois de defender o Vôlei Futuro (SP) na Superliga Feminina 11/12. No período, a atleta participou de duas partidas do Desafio de Vôlei Banco do Brasil, que tem disputas em quartetos mistos nas areias.

 

Ainda em fase de adaptação, a carioca disputará, nesta sexta, o qualifying da etapa goiana, que reunirá 38 duplas – 24 masculinas e 14 femininas – e classificará oito – quatro em cada naipe – à fase principal da competição. Em sua estreia em uma competição oficial, Fernanda jogará ao lado da jovem Drussyla (RJ), de 16 anos, vice-campeã mundial Sub-21 há pouco mais de um mês.

 

“Estou há dois meses na areia e acho que já consegui me adaptar em parte, mas ainda posso melhorar muito. A exigência física e técnica do vôlei de praia é maior, já que você precisa executar todos os fundamentos durante toda a partida. Essa primeira etapa vai ser muito importante pelo lado da experiência. Não vou me cobrar por resultados, mas é claro que quero sempre vencer e chegar o mais longe que puder”, comenta.

 

A atleta migrou para a areia incentivada por um projeto da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que visa detectar e desenvolver atletas do vôlei de quadra com potencial para jogar na praia. Além de Fernanda participam do projeto, que tem como base o CT da Urca, no Rio de Janeiro, as atletas Letícia Raymundi e Viviane Evangelista.

 

“Sempre tive vontade de jogar vôlei de praia, mas estava em uma situação cômoda na quadra e não me sentia segura para arriscar. Quando a CBV me apresentou o projeto, me animei muito e resolvi ir atrás de coisas que talvez eu não fosse conseguir mais na quadra, como disputar competições internacionais e, quem sabe, uma Olimpíada. Estou começando com estrutura e apoio e isso é muito importante”, explica Fernanda.

 

As concorrentes de Fernanda e Drussyla na disputa pelas quatro vagas em jogo no qualifying goiano são Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Camila/Isabela Maio (RJ/ES), Semírames/Rafaela (ES/PA), Andrea Martins/Natasha Valente (AM/RJ), Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ), Flávia/Carol Pereira (RJ), Haissa/Fabrine (PR/BA), Ana Maria/Giscele (DF), Rossana/Márcia Medeiros (DF), Drê/Joelma (PR/SP), Marli/Aninha (SP), Silvania/Solange (TO/GO) e Jana/Fernanda Araújo (GO).

 

As duplas classificadas se juntarão a Ângela/Neide (DF/AL), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Andrezza/Chell (AM/DF), Leize/Rachel (SC/RJ), Luana/Júlia Schmidt (ES), Luciana/Aline (CE/BA) e Shirleny/Evelyn (ES/DF) na fase principal.

 

No masculino, o qualifying terá 24 duplas: Ícaro/Bernat (PB/RJ), Paulo Frank/Jan (BA/PA), Lobeira/Paulo Amado (DF), Klaus/Léo Vieira (PB/DF), Carlos Luciano/Rhuan Ferramenta (RJ), Tocantins/Branco (TO/RJ), Carlos/Miguel (GO/MS), Nelsinho/Keko (SC), Eduardo/Paulo Victor (RJ), Eder/Juliano (ES), Fábio/Allison (CE/SC), Fabião/Gustavo (SP), Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), Saymon/Betinho (MS), Ronaldo/Léo Santos (DF), Lizandro/Felício (AC/AM), Uéliton/Vassorito (RO), Paulo/Angolano (MT/MS), Iuri/Manoel (MS), Weiber/Diogo Abreu (GO), Carlos/Mauro Nogueira (MS), Arthur/Hugo (GO), Tiago/Diego (DF) e Fabiano Mendes/Leandro Almeida (GO).

 

Enquanto isso, Márcio/Edson Filipe (CE/ES), Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Marcus/Guto (RJ), Juca/Luizão (BA/AM), Bernardo/Léo Gomes (RJ) e Brian/Bob Filho (SC/DF) estão garantidos na fase principal.

 

O torneio principal terá início no sábado (22.09), com 12 duplas em cada naipe. As parcerias formarão quatro chaves, de onde avançarão as duas melhores, compondo os confrontos das quartas de final. Os campeões e vices dos torneios masculino e feminino garantirão vaga na etapa goiana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que acontecerá no mesmo local, no próximo final de semana.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x