Search
Saturday 19 September 2020
  • :
  • :

Fernanda Berti/Taiana conquista o ouro e Juliana/Maria Elisa é bronze no Grand Slam de Haia

Foto: Divulgação/FIVB

Um ano atrás, Fernanda Berti via pela televisão Talita e Taiana conquistarem o Grand Slam de Haia no Circuito Mundial. O tempo passou, o mundo deu voltas, e neste domingo (20.07), após menos de um mês de parceria, foi a vez de Fernanda Berti e Taiana subirem ao posto mais alto do pódio em Haia. As brasileiras venceram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1 (21/16, 16/21, 15/12) e conquistaram a segunda medalha de ouro do país no torneio.

Para completar a festa brasileira, na disputa da medalha de bronze, Juliana e Maria Elisa conseguiram a revanche sobre as tchecas Kolocova e Slukova e completaram o pódio, ampliando vantagem na liderança do ranking da temporada. O primeiro ouro do Brasil no Circuito Mundial 2014 havia sido no Open do México, com Ágatha e Bárbara Seixas.

“Esse é um título importante, mais importante ainda para um novo time, com uma nova parceira. Estou muito feliz, parabenizo a dupla alemã também pela partida. Estou muito contente porque é um novo desafio. Ano passado eu venci aqui com a Talita e agora tenho uma nova parceira e estou muito feliz com esse time”, disse Taiana após a conquista.

“No ano passado eu estava em casa, no meu sofá, assistindo ao jogo final pela televisão e desejando muito estar aqui. E agora eu estou aqui e fui campeã, eu nem acredito”, comemorou Fernanda Berti, completou.

“A Talita disse uma coisa durante o jogo: ‘aconteça o que acontecer, estamos juntas’. A energia é boa e nós fazemos nosso melhor. Tudo é novo para mim. Joguei por 10 anos na quadra e a CBV me convidou para jogar na praia. Eu fui porque eu realmente gostei do desafio. E eu não me arrependo nem um pouco”.

As brasileiras começaram bastante atentas na partida, com ritmo forte. Uma sequência de erros de ataque do time alemão e bons bloqueios de Fernanda Berti fez o time do Brasil abrir 10 a 5 no placar. Holtwick e Semmler conseguiram equilibrar a partida e empataram em 12 a 12, mas Taiana teve ótima passagem no saque, com dois aces, e a própria cearense fechou o set em ataque perfeito no fundo da quadra: 21/16.

No segundo set, Holtwick e Semmler voltaram melhor, forçando mais o saque e criando mais dificuldades para o contra-ataque das brasileiras. Fernanda Berti e Taiana passaram a maior parte do set quatro pontos atrás da dupla alemã, que errou pouco e fechou em 21/16 com um ataque de Semmler no corredor.

O tie-break começou disputado ponto a ponto, no momento mais equilibrado do jogo. As brasileiras chegaram a abrir 7 a 4, mas o time alemão virou para 8 a 7. Fernanda Berti e Taiana não perderam o controle e continuaram pontuando, virando o placar e fechando a partida em 15/12 após ótima largadinha de Taiana, em 55 minutos de duração.

O título do Grand Slam de Haia garante à dupla brasileira 800 pontos no ranking da temporada do Circuito Mundial 2014, além de uma premiação de 70 mil dólares. Este foi o primeiro ouro de Fernanda Berti no torneio internacional, enquanto Taiana já havia vencido outros cinco Grand Slams ao lado da ex-parceira Talita.

 

Bronze para Juliana e Maria Elisa

Eliminadas pelas alemãs na semifinal, Juliana e Maria Elisa entraram em quadra querendo reverter as derrotas para o time tcheco neste Circuito Mundial. Kolocova/Slukova haviam vencido as brasileiras na final do Grand Slam de Berlim e na disputa do bronze no Grand Slam de Gstaad. Desta vez, porém, Juliana e Maria Elisa controlaram a partida e não deram chances, marcando 2 sets a 0 (21/13, 21/14), em 35 minutos.

Foi o quarto pódio das brasileiras em nove etapas que elas disputaram neste Circuito Mundial. Com o terceiro lugar, Juliana e Maria Elisa somam mais 640 pontos e chegam aos 4.320 na liderança do ranking da temporada, além de ganharem um prêmio de 40 mil dólares.

Haia é o sexto Grand Slam da temporada 2014 do Circuito Mundial, que também teve a disputa de quatro Opens (Praga contou apenas com o torneio feminino) até agora. A próxima parada da competição acontece no Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, de 22 a 27 de julho.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x