14/02/2012 – Nesta segunda-feira, o porta voz da CEV (Confederação Européia de Vôlei), Federico Ferraro, anunciou que a entidade deve promover pela primeira vez em âmbito internacional o uso do recurso eletrônico para auxiliar a arbitragem nas partidas válidas pelo Final Four da Champions League Masculina, a ser disputado entre 17 e 18 de Março, na cidade de Lodz, na Polônia.
Segundo Federico, "O sistema Hawkeye será usado pela primeiríssima vez em uma competição internacional, já que nem a FIVB jamais o usou". O sistema Hawkeye (conhecido como olho de águia, na tradução do inglês) é utilizado atualmente no tênis, em partidas de torneios de grande porte.
O sistema de utilização será semelhante ao aplicado no tênis. Os capitães de cada equipe poderão solicitar ao árbitro a revisão do lance duas vezes por set. Apenas não foi divulgado se o time sofrerá alguma sanção caso peça a revisão e a marcação contestada seja mantida, já que no tênis, caso isso ocorra, o atleta perde o direito de solicitar uma revisão.
Perguntado sobre a possibilidade do sistema já ser utilizado nos Jogos Olímpicos de Londres, o assessor da CEV foi cauteloso ao comentar.
"Vamos ver que tipo de reações vamos receber depois do torneio Final Four, e aí vamos ver o que a FIVB pensa a respeito. É cedo demais para dizer se o sistema Hawkeye será usado nos Jogos Olímpicos em Londres, mas é claro que há uma possibilidade de adoção do Hawkeye em algumas das maiores competições do voleibol. Vamos esperar para ver."
O sistema já vem sendo utilizado no vôlei polonês desde 2010 e recebeu aprovação da maioria dos técnicos e jogadores.
Fonte: Angel Krasimirov/Reuters