Search
Tuesday 7 July 2020
  • :
  • :

FIVB veta participação de Markin nas Olimpíadas do Rio

O caso Markin ganhou um desfecho e as suspeitas sobre os atletas russos tiveram um desdobramento imprevisível. Nesta terça-feira, o ponteiro Aleksander Markin disse, em entrevista à agência de notícias TASS, que a FIVB proibiu sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo o site R-Sports, ele não vai recorrer da decisão ao CAS (Corte Arbitral do Esporte) porque o tempo até as olimpíadas é muito curto para o julgamento.

 

No domingo, o COI transferiu às federações de cada esporte o encargo de aceitar ou não a participação de atletas da Rússia em seus respectivos eventos no Rio 2016. A Federação Internacional de Voleibol permitiu a participação das equipes russas no vôlei olímpico. No entanto, a informação de hoje deixa claro que a permissão não foi irrestrita.

 

Os problemas do envolvimento da Rússia em casos de doping se agravaram com o relatório divulgado pela Wada (agência de controle antidoping), neste mês, dando conta de que o governo russo teve participação na adulteração dos resultados de exames dos atletas. O documento mencionava dez atletas do vôlei (oito da quadra, dois da praia) envolvidos no escândalo. Como seus nomes não foram divulgados pela imprensa, a FIVB pediu a relação desses atletas à entidade.

 

O caso de Markin deu-se em janeiro, durante o Pré-olímpico de Berlim. Nas semifinais contra a Alemanha, ele testou positivamente para o Meldonium e foi preventivamente suspenso em fevereiro, quando da divulgação do resultado. Contudo, como esse medicamento só entrou este ano no rol das substâncias proibidas pela Wada em janeiro deste ano, houve certa tolerância de acordo com a quantidade de meldonium encontrado nas amostras e o jogador, que se enquadrava no novo parâmetro, pôde voltar a jogar e até disputou a Liga Mundial.

 

A Rússia está no grupo B dos Jogos Olímpicos, o mesmo de Polônia, Irã, Argentina, Cuba e Egito.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
2 Comentários
o mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Pereira
Maria Pereira
26/07/2016 13:32

O Voloch disse no blog dele que a levantadora Startseva foi cortada por causa de doping.

MARCIO SANTOS
MARCIO SANTOS
26/07/2016 13:24

E os outros 7 que constam no tal relatório da WADA? Quem são? Serão vetados também? Está faltando transparência da FIVB.

Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x