Search
Wednesday 2 December 2020
  • :
  • :

Grand Prix 2014 segue tendência da Liga Mundial, mas pode ter finais no Brasil

Aproveitando as reuniões de balanço sobre 2013, a FIVB vai também mostrando o caminho para as competições em 2014. Depois de anunciar um novo formato para a Liga Mundial, a entidade máxima do vôlei também anunciou as regras para o Grand Prix 2014.

Assim como a competição masculina, o torneio terá um aumento do número de times para 28 e uma fórmula confusa. Entre as mulheres, oito times também entram no torneio sabendo que não terão chances de competição.

A primeira fase terá o mesmo esquema de sempre: três finais de semana, com equipes se enfrentando em grupos diferentes em cada um deles. Nessa fase, as divisões ficaram da seguinte maneira: Na parte principal estarão Estados Unidos, Japão, Brasil, Rússia, China, Itália, Tailândia, Sérvia, Turquia, Rep. Dominicana e Coréia do Sul. Deste grupo, os quatro melhores vão para a fase final, junto com o anfitrião.

No segundo grupo estarão oito times: Argentina, Cuba, Holanda, Porto Rico, Bélgica, Peru, Polônia e Canadá. Destes oito, o melhor vai para a fase final.

Por fim, temos o grupo dos “café-com-leite”. Cazaquistão, Austrália, Rep. Checa, Croácia, Quênia, Argélia, Bulgária e México. Eles se enfrentam em duas semanas e os quatro melhores fazem um “Final Four” da chave. Porém, como vimos no formato da Liga Mundial, nenhum deles pode ser campeão do Grand Prix.

Segundo a FIVB, essa é uma oportunidade que a entidade dá para que mais equipes possam jogar em alto nível. Porém, o que chama a atenção é a divisão dos grupo. No feminino, por exemplo, a Bulgária, que em 2013 foi a única equipe a vencer o Brasil em toda a temporada, está no grupo que não pode ser campeão. Em compensação, o Canadá, que há tempos não disputa uma grande competição intercontinental, ficou no grupo intermediário, assim como a Bélgica, que vai fazer sua estréia no torneio, e o Peru, que já foi uma potência, mas hoje não assusta mais ninguém.

O torneio será disputado entre 25 de julho e 24 de Agosto. Porém, de positivo apenas que a FIVB confirmou que a fase final será disputada ou no Japão ou no Brasil. Na próxima reunião, nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, a FIVB pode confirmar esses detalhes.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x