Faltou muito pouco para o Brasil já comemorar neste sábado o título do torneio de Alassio, na Itália. Precisando vencer para manter as chances, Turquia e Itália fizeram um grande jogo, que caso fosse para o tie-break, deixaria o Brasil com o título. E isso quase aconteceu.
O time turco jogou melhor o primeiro set e venceu por 25-19. As italiana conseguiram reagir e venceram na sequencia por 25-15 e 25-21. No quarto set, as italianas vinham muito bem, mas no final, permitiram uma reação da Turquia, que alongou a parcial. Neste momento, foi a vez do juiz interferir no jogo. Após uma largadinha italiana, a arbitragem entendeu que a bola tocou na quadra, quando a imagem mostrou que o jogadora turca conseguiu salvar o lance. Caso a jogada prosseguisse, a Turquia em caso de ponto, teria o set point.
Com o ponto para as italianas, elas tiveram o match point e fecharam o jogo com 28-26 e chegaram aos quatro pontos, mantendo as chances de título. Com 19 pontos, Sorkaite foi a maior pontuadora do jogo para a Italia. Na Turquia, Gumus fez 16.
Para serem campeãs, as italianas precisam vencer o Brasil por até 3 a 1. Caso a seleção brasileira vença dois sets, será a campeã mesmo em caso de derrota, pois faria mais um ponto, chegaria a sete e não pode ser alcançada pela Itália, que só iria a seis.
As duas equipes se enfrentam neste domingo, às 13h30. Antes, às 10h30, Japão e Turquia jogam pelo terceiro lugar.