Search
Friday 25 September 2020
  • :
  • :

Jackie Silva estreia como técnica em avaliações da seleção Sub-19 no Aryzão

 22/03/12 – Treze jovens atletas com o mesmo sonho: chegar à seleção brasileira sub-19 de vôlei de praia. O primeiro passo desse caminho foi dado nesta quinta-feira (22.03), no Aryzão, o Centro do Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). E o dia não foi de estreia apenas para as jogadoras. Primeira campeã olímpica de vôlei de praia, em Atlanta/1996, Jackie Silva também inicia o trabalho como técnica das categorias de base do vôlei de praia brasileiro.


No primeiro treino, uma preocupação: “Procuro sempre entrar com o pé direito em todos os lugares”, brinca Jackie, que faz questão de demonstrar a alegria em iniciar esse trabalho. “Estou muito feliz por toda a oportunidade. Trabalhar com as atletas jovens, estar aqui nesse centro de treinamento maravilhoso, estar junto com a Confederação Brasileira, enfim, estou muito feliz mesmo”.

Essa é uma pré-convocação, com 13 meninas que serão avaliadas até o próximo sábado (24.03), com o objetivo de definir as representantes brasileiras no Campeonato Mundial Sub-19, de 11 a 14 de julho, no Chipre. Outra nova avaliação está marcada para o dia 23 de abril e, a partir daí, Jackie e a comissão técnica definirão o grupo que seguirá no trabalho com a seleção brasileira.

“Agora o importante é o conhecimento das atletas e ver como elas se apresentam neste momento. São meninas muito jovens e é fundamental que elas conheçam suas deficiências. Depois chamamos de novo para reavaliar, para ver qual foi a evolução de cada jogadora para quando chegar mais perto da competição a gente reduzir o grupo”, explica a técnica.

O caminho do sucesso é conhecido por Jackie Silva, campeã olímpica no vôlei de praia, ao lado de Sandra Pires. Agora, a técnica tem a meta de passar todo o conhecimento e ajudar na formação de futuras campeãs.

“Esse não é um trabalho que começa e termina. Isso aqui vai continuar para todo mundo. São jogadoras muito jovens, que foram escolhidas para serem acompanhadas ao longo dos anos. Umas vão ser escolhidas de imediato e outras continuam no trabalho para o próximo ano, outras para o ano seguinte. Começamos uma estrada nova e o objetivo vai ser sempre formar campeões”, afirma a treinadora.

Uma das jogadoras mais novas do grupo chamado por Jackie, Júlia Azevedo, carioca de apenas 14 anos, ainda experimenta a novidades que a pré-convocação trouxe. Mas, apesar da pouca experiência, ela sabe o que quer. “Ainda sou muito nova, mas o meu sonho é estar nos Jogos Olímpicos de 2016. Gosto muito de vôlei e fiquei feliz e emocionada ao mesmo tempo quando fui chamada pela Jackie, que é um ídolo para qualquer jogadora”, comenta Júlia.

Além de Júlia, também treinam no Aryzão Paula Hoffman, Lais Vasques, Amanda Fillipo, Victoria Baptista, Mariana Chaia, Ana Carolina Santos, Isabela Ghetti, Ana Luiza Mohr, Thais Vieira Simões, Drussyla Andressa Felix Costa, Beatriz Vieira e Eduarda Santos Lisboa.

Jogadores também são avaliados para seleção masculina

O mesmo trabalho desenvolvido por Jackie Silva na seleção feminina acontece no Sub-21 masculino, com o técnico Marcão. O compromisso dos meninos será o Campeonato Mundial, de 29 de agosto a dois de setembro, no Canadá.

Marcão também está em fase de início de trabalho. “Alguns meninos vieram da quadra e estão dando os primeiros passos na areia. Vamos fazer uma série de avaliações e pretendemos inserir esses garotos no grupo”, comenta o treinador.

Como parte do projeto, os atletas que passarem pelas avaliações no Aryzão, terão o compromisso de seguir com o trabalho nos locais de treinamento. “Eles vão voltar para as suas cidades e deverão continuar com o trabalho para, quando forem chamados de novo, estarem em um nível acima do que apresentaram dessa vez. Mostraremos o que foi melhorado e, depois, vamos só complementando o trabalho”, explica Marcão.

Até o momento, seis atletas estão em treinamento: Ramon Ferreira, Anderson Melo, Álvaro Andrade, Victor Garcia, Vinícius Gomes e David. Ainda se juntarão ao grupo Allison Francioni, Fábio Bastos e Saymon Santos.



Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x