O cubano Yoandy Leal, 28 anos, já tem data definida para poder defender a Seleção Brasileira de Vôlei. Em uma reunião do conselho de administração da FIVB em Marrakech, no Marrocos, o ponteiro do Sada Cruzeiro foi liberado para representar o Brasil em competições internacionais.
No entanto, o jogador terá que cumprir os dois anos de carência exigidos pela Federação e só poderá vestir a camisa verde e amarela em 2019. Antes disso, Leal deverá treinar com os jogadores da Seleção, mas sem poder participar dos torneios.
Desta forma, o cubano, naturalizado brasileiro desde 2015, poderá estrear com a camisa do Brasil na Liga Mundial de 2019, com início em Maio, e deve ser uma das grandes apostas da equipe para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão (2020).
Daniel Rodrigues
jamais aceitaria um atleta naturalizado, para defender meu pais, somos brasileiros e não cubanos, espero que isso não aconteça nunca
Em que planeta você vive? Pelo jeito não acompanha o mundo esportivo
Sacanagem, pra 1 cara q já é naturalizado DESDE 2015 e q nao atua pelo seu país DESDE 2010, um ATACANTE, diga-se d passagem. A CBV tem obrigaçao moral d recorrerdesse prazo, absurdo fzrem isso
Que humilhação para CUBA. Com tantos jogadores atuando pelo Mundo e a ilha segue atrasada.Com uma Federação de Vôlei arcaica e certamente com vários integrantes bitolados numa ética e valores que no esporte não condiz mais. No esporte também se ganha dinheiro e no vôlei não é diferente. Uma pena. Leal; Leon; Simon. Juantorena; Michael Sanches e todos os outros deveriam defender CUBA!
Ué…não eram dois anos?? Então teria que ser a partir de 2018, não?
Liberação ocorreu agora em MAIO de 2017, + 2 anos = MAIO de 2019. Matemática elementar… Apesar de injusta!!! Leal não defende CUBA desde 2010!!! E só vai poder jogar pelo Brasil em 2019? INJUSTO!!! A maior competição de 2019 é a COPA MUNDO, um torneio dificílimo de PONTOS CORRIDOS que dá vaga à Olimpíada.
Ruim pro Brasil que esperava ele no mundial 2018.
Mais 2 anos, já vai está com 30 e em 2020 vai está velho demais
eu concordo com o Osvaldo.
Leal é incrivel mas não sei se daqui 2 anos vai ter o mesmo rendimento.
Atacante é o inverso de levantador que o tempo só valoriza, no caso dele com o tempo perde potencia, impulsão e alcance.
Torço que ele mantenha o nível, pois se ele tiver na seleção a gente fica muito favorito.