Search
Tuesday 23 July 2019
  • :
  • :

Melhor sacador da Superliga, Gabriel Pessoa fala sobre “rotina mental” para o sucesso no fundamento

Gabriel: “Tenho uma rotina mental que me ajuda muito” (Foto: Renan Bin/FollowXComunicação)

 

Melhor sacador e quarto maior pontuador da Superliga Masculina de vôlei 2018/2019, o ponteiro Gabriel Pessoa é um dos destaques individuais do São Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão (SP). Os números nas estatísticas, porém, não refletem exatamente o quanto o jogador gostaria de estar acrescentando a equipe que ocupa a décima posição na tabela de classificação, com quatro vitórias e 12 derrotas.

 

O jovem atleta de 25 anos, nascido em Taboão da Serra (SP), tem 23 pontos já marcados no fundamento saque, deixando grandes sacadores para trás, como o central Éder, do Sesi-SP, que já marcou 21 aces, o oposto Wallace, do Sesc RJ, e o central Lucão, do EMS Taubaté Funvic (SP) – com 20 pontos de saque cada um.

 

O segredo para o sucesso no saque, segundo o ponteiro, não é um só. A dedicação aos treinos é parte fundamental, e um aprendizado na temporada 2016/2017, junto ao técnico Marcelo Fronckowiak – atualmente assistente técnico da seleção brasileira masculina – também faz a diferença na sua rotina.

 

“Eu amo treinar saque e acho que isso é um grande passo para ter sucesso neste fundamento. Além disso, também tenho uma rotina mental que me ajuda muito. Quando joguei em Canoas, há duas temporadas atrás, o Marcelo Fronckowiak me mostrou um artigo sobre rotina mental no saque e isso me ajudou muito a evoluir nesse fundamento. Naquela temporada eu terminei a Superliga como terceiro melhor sacador e foi uma grande surpresa para mim. Desde lá, venho fazendo uma rotina mental que vem dando certo e me ajudando bastante”, contou.

 

Entre os principais pontuadores, o campeão olímpico Wallace lidera com 240 já marcados. O oposto Sanchez, do Vôlei UM Itapetininga (SP), é o segundo colocado na lista, com 236, seguido pelo oposto Alan, do Sesi-SP (224), e Gabriel aparece na quarta colocação, com o total de 208 pontos.

 

O destaque individual deixa o jogador satisfeito, mas não por completo. Ajudar o time a melhorar a classificação na Superliga é o principal objetivo de Gabriel nesta temporada. “Atravessar essa fase não é nada fácil. Nosso time fez muitos tie-breaks e perdemos muitos jogos nos detalhes. Isso nos machuca muito, já que pensamos que poderíamos estar em outra situação. Mas, estamos seguindo trabalhando bastante para tentar subir na tabela”, explicou Gabriel, que complementou.

 

“Eu me esforço muito para que meu desempenho traga bons frutos para a equipe e fico muito feliz quando meu desempenho muda alguma situação difícil durante o jogo, mas só vou conseguir ajudar mais se eu melhorar meu voleibol. Por isso, tento não ficar na zona de conforto e busco evoluir para ter resultados melhores”, disse Gabriel.

 

O ponteiro do são Francisco Saúde/Vôlei Ribeirão demonstra orgulho em representar a equipe de Ribeirão Preto. Sob o comando do técnico Marcos Pacheco, o time vem trabalhando pesado e Gabriel demonstra sua alegria em estar junto com os companheiros nesta batalha.

 

“O nosso grupo é muito bom de trabalho. Ninguém economiza esforços nos treinos e estamos ralando muito para melhorar. Além desse trabalho em quadra, nosso convívio é muito bom também. Aqui, estamos todos juntos, no mesmo barco, como se diz, buscando resultados”, afirmou Gabriel.

 

Comandante do ponteiro desde a temporada passada, quando disputaram e conquistaram juntos o título da Superliga B com a equipe de Ribeirão Preto, Pacheco fez elogios ao atleta.

 

“O Gabriel é um jogador que tem um potencial de saque e ataque muito grande e não está à toa entre os destaques. Também tenho conversado bastante com ele sobre a importância destes fundamentos, mas também sobre o valor da recepção, defesa e bloqueio. Ele está trabalhando muito e evoluindo. É um atleta de uma dedicação muito grande e não tenho dúvida que ele vai crescer cada vez mais e se tornar um grande jogador”, concluiu Marcos Pacheco.




Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Auto Notificar:
Translate »