Search
Monday 28 September 2020
  • :
  • :

Mundial: Brasil perde para a Polônia na estreia da terceira fase

Divulgação/FIVB

Polônia foi o primeiro time a derrotar o Brasil neste Mundial

Não deu. Estreando na terceira fase do Mundial de vôlei, na Polônia, a seleção brasileira masculina não resistiu à força do time da casa nesta terça-feira (16) e acabou derrotada por 3 sets a 2, parciais de 25-22, 22-25, 14-25, 25-18 e 17-15. O jogaço foi realizado na cidade de Lodz.

Com o resultado, o Brasil fica em situação delicada no Mundial de vôlei. Para se manter com chances de classificação para a semifinal, será essencial vencer a campeã olímpica Rússia nesta quarta (17), às 15h25 (horário de Brasília), de preferência por 3 a 0 ou 3 a 1.

Resta saber se Murilo terá condições de jogo. Com um estiramento na coxa, o ponteiro sequer foi relacionado para o duelo ante os poloneses e o time sentiu muita a falta dele, especialmente na recepção. Alçado à condição de titular, Lipe até se esforçou e foi bem no terceiro set, mas não conseguiu manter o ritmo o tempo inteiro. O tie-break, emocionante, só foi decidido no vídeo challenge.

Ainda não totalmente recuperado de uma torção no tornozelo direito, o oposto Wallace entrou em poucos momentos em quadra, durante a inversão 5-1. Já o central Sidão, que tinha problemas no joelho, atuou normalmente. O problema é que nem ele e nem seu parceiro de posição, Lucão, conseguiram parar Wlazly, grande nome do jogo com 31 pontos.

O jogo

Nos primeiros minutos em quadra, o Brasil deu a sensação de que não sentiria seus desfalques. Apesar de errar muitos saques devido à tentativa de forçar e, assim, desestabilizar a recepção polonesa, a equipe chegou a abrir cinco pontos de vantagem: 14 a 9. Foi aí que começou um festival de defesas do time da casa, que conseguiu a virada pouco depois do segundo tempo técnico. Sentindo o bom momento, os torcedores aumentaram o barulho da festa, embalando a equipe em quadra, que fechou a etapa após erro de saque de Leandro Vissotto

No embalo do saque de Sidão, o Brasil começou bem a segunda parcial, fazendo 5 a 2. De novo, porém, a Polônia reagiu e encostou em 8 a 9 quando o central do Sesi, sem querer, ficou no caminho de Bruno, que não conseguiu chegar a tempo de levantar um passe B. Ainda assim, o time se manteve calmo e voltou a abrir vantagem, mas, de novo, parecia que os poloneses conseguiriam uma virada na reta final da parcial. Só que dessa vez, a história foi diferente e Lipe empatou ao estourar uma bola no block.

E foi justamente Lipe quem brilhou no terceiro set. Sob o comando do ponteiro que substituiu Murilo, o Brasil não demorou a abrir 13 a 6. Desta vez, o time não vacilou e calou a torcida polonesa com um incontestável 25 a 14, encerrado com um ace em um saque flutuante de Sidão. 

A despeito da surra verde-amarela no set anterior, a Polônia não se abalou, tornando o set emocionante. Com uma formação mais alta, os donos da casa conseguiram escapar no 15 a 13 para alegria de seus fanáticos torcedores. O técnico Bernardinho então parou o jogo, mas de nada adiantou. Cada vez mais tensa, a etapa ainda teve uma discussão entre os jogadores de ambos os times antes de ser encerrada em um erro de recepção de Lipe.

Embalada, a Polônia começou a parcial decisiva jogando muito bem e abriu 7 a 2. O Brasil, porém, não desistiu para desespero dos poloneses. De tanto provocar, Kubiak tomou um cartão vermelho, empatando o jogo em oito pontos. A virada veio com dois bloqueios, de Wallace e Lucarelli: 12 a 11.

A partir daí, virou teste para cardíaco, com os dois times com chances de fechar o jogo. A decisão só foi acontecer no vídeo challenge, quando ficou comprovado que o ataque de Klos pegou na mão de Sidão. Como o lance não foi mostrado no telão, a comissão técnica do Brasil reclamou em peso da marcação, mas as imagens não deixam dúvida: foi realmente ponto da Polônia, uma vitória justa. Agora, é descansar e tentar uma nova vitória contra a Rússia, a fim de manter o sonho do tetra vivo.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x