Search
Friday 18 September 2020
  • :
  • :

Mundial: Brasil vence Canadá e se classifica para a terceira fase

Divulgação/FIVB

Depois de oito jogo, time de Bernardinho está invicto no Mundial

Sonhando com o tetra, o torcedor brasileiro não viu a melhor das partidas do time no fim da manhã deste sábado (13), mas foi o suficiente. Precisando vencer apenas dois sets para assegurar um lugar na terceira fase do Mundial masculino de vôlei, a seleção não só cumpriu o objetivo como também bateu o Canadá por 3 sets a 0, em Katowice (Polônia). As parciais foram de de 25-19, 25-23 e 29-27.

Com isso, os brasileiros chegam aos 18 pontos no grupo F, faltando um jogo a ser disputado, contra a Rússia, neste domingo (14), novamente às 11h40 (horário de Brasília). É provável que o duelo sirva para definir o primeiro colocado da chave, mas em caso de derrota dos campeões olímpicos para a Alemanha na partida das 15h25 (horário de Brasília), a liderança estará matematicamente assegurada aos comandados do técnico Bernardinho.

Este jogo, aliás, também interessa bastante para o Canadá, que conta com uma vitória russa para não fechar o dia eliminado. Se isto acontecer, o time da América do Norte faz um duelo direto contra a Alemanha também neste domingo na briga pela terceira e última vaga do grupo.

A fim de chegar à sua oitava vitória em oito jogos neste Mundial, a seleção brasileira voltou a apresentar um bom saque, mas ao mesmo tempo sofreu com a própria falta de concentração. Com isso, boa parte das ações foi pautada pela igualdade. No fim, porém, pesou a maior qualidade da equipe verde-amarela, que repetiu a escalação considerada titular: Bruno, Wallace, Murilo, Lucarelli, Lucão e Sidão, com Mario Jr. e Felipe se revezando na função de líbero.

Com 15 pontos, 14 de ataque, Lucão foi o maior pontuador brasileiro no jogo, mas ele ficou três atrás do oposto canadense Gavin Schmitt.

O jogo 

A rotina da primeira fase, com um começo de jogo ruim, voltou a fazer parte da vida brasileira. Sacando muito bem, Perrin não demorou a abrir uma vantagem de 5 a 1 para o Canadá, mas o que poderia ser o suficiente para garantir a vantagem do time da América do Norte ruiu logo após o primeiro tempo técnico, graças à confiança de Murilo no ataque.

Era a vez de o saque tático do Brasil, através de Bruno e Sidão, fazer estrago, proporcionando aos tricampeões mundiais chegar à reta final da parcial na frente. Qualquer possibilidade de reação canadense acabou com o “combo” formado por um bom serviço mais Sidão atento. E foi justamente o central, de xeque, que deu números finais ao set: 25-19.

Disputando ferrenhamente um lugar na próxima fase, o Canadá veio com duas alterações para a segunda etapa: o contratado do Sada Cruzeiro, Frederic Winters, e Graham Vigrass, que entraram nas vagas de Perrin e Justin Duff. Deu certo e o equilíbrio foi a tônica da segunda etapa: com o bloqueio melhor acertado, especialmente para cima de Lucarelli e Wallace, o Canadá trocou pontos com o Brasil até o 21º, quando dois erros consecutivos de ataque foram a deixa que o Brasil esperava. E a chance foi aproveitada, com Vissotto em uma diagonal da saída de rede fazendo 25 a 23 e classificando o time nacional.

À frente no jogo, o Brasil deu a impressão de que terminaria o compromisso deste sábado (13) com rapidez, ao abrir 2 a 0 logo de cara. Só que os canadenses, claro, não se entregaram na esperança de sair de quadra com pontos importantes na luta pela classificação. Após o primeiro tempo técnico, falhas na recepção brasileira permitiram que eles abrissem 15 a 11.

Foi aí que brilhou a estrela de Bernardinho: ao antecipar a inversão 5-1, ele chegou ao empate no 16-16 com Leandro Vissotto, que havia acabado de entrar, fazendo bloqueio ao lado de Sidão. Na igualdade do 18º, a tática foi desfeita para que Bruno pudesse sacar, mas o levantador mandou a bola na rede, para irritação do treinador.

Os saques errados continuaram do lado brasileiro, mas ataque e bloqueio seguraram as pontas. Foi então que um “dois toques” proporcionou o primeiro match point, salvo pelo Canadá. A resistência ainda durou alguns minutos, até que Sidão deu números finais ao jogo em um pontaço, digno de aplausos na Arena Spodek. 




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x