19/12/11 – Os medalhistas olímpicos Emanuel e Murilo foram premiados nesta segunda-feira (19.12), no Rio de Janeiro, na 13ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A festa de premiação aconteceu no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.
O paranaense Emanuel foi escolhido o destaque brasileiro do ano no vôlei de praia, repetindo 2003 e 2004. Em 2011, o campeão olímpico venceu o Campeonato Mundial, o Circuito Mundial, os Jogos Pan-Americanos e o Circuito Banco do Brasil. Emanuel foi eleito ainda o melhor jogador do mundo pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
“É uma alegria muito grande ter sido escolhido para representar o vôlei de praia em uma temporada tão especial para a modalidade. É impossível comparar este ano com qualquer outro da minha carreira. Além de ter vencido todas as competições que disputamos, tive diversos outros momentos muito marcantes, como a homenagem com a estátua que recebi da Federação Internacional (FIVB) em Roma, o prêmio de melhor jogador do mundo pela segunda vez e a premiação do COB”, comenta.
Emanuel concorreu ainda ao grande prêmio da noite, de melhor atleta do país, com Diego Hypólito, da ginástica artística, e Cesar Cielo, da natação. O nadador foi escolhio. No feminino, a saltadora com vara Fabiana Murer superou a concorrência de Maurren Maggi, do salto em distância, e Fabiana Beltrame, do Remo.
No vôlei, o ponteiro Murilo foi premiado pelo segundo ano consecutivo. O gaúcho, que defende o Sesi-SP na Superliga masculina, não pôde comparecer à premiação.
Outro representante do voleibol, o ex-jogador Bernard Rajzman, também foi homenageado. Bernard, que é Presidente da Comissão de Atletas do COB, vice-presidente da Academia Olímpica Brasileira e será o chefe da missão brasileira nos Jogos Olímpicos Londres 2012, recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que premia desportistas que se destaquem por valores como eficiência técnica, esportividade, companheirismo, sentido de coletividade e respeito ao próximo.