Search
Thursday 1 October 2020
  • :
  • :

Ninguém segura! Juliana/Maria Elisa vence em Xiamen

Foto: Divulgação/FIVB

Juliana e Maria Elisa deram um passo gigantesco para assegurar o título do Circuito Mundial 2014 na madrugada deste domingo (12.10). As brasileiras venceram de virada as chinesas Fan Wang e Yuan Yue por 2 sets a 1 (20/22, 21/17, 15/13), conquistaram a medalha de ouro no Open de Xiamen, na China, e abriram uma vantagem de 1.080 pontos na liderança do ranking da temporada faltando somente quatro eventos com torneios femininos.

 

A vitória também marca o primeiro ouro da dupla na competição. Elas tinham conquistado a prata nos Opens de Fuzhou e Puerto Vallarta, e nos Grand Slams de Berlim e Klagenfurt, além de um bronze no Grand Slam de Haia. Com o título deste domingo, o Brasil soma, entre todas as suas duplas, 15 medalhas no torneio feminino na atual temporada do Circuito Mundial: seis de ouro, seis de prata e três de bronze (veja a relação completa abaixo).

 

“É uma emoção grande, de começar um ano jogando o qualifying dos torneios, a Juliana com zero pontos e muitas mudanças nas nossas vidas em tão pouco tempo. Acreditamos numa nova equipe e eles também acreditaram em nós. Viemos para a China com um único objetivo: sermos campeãs para praticamente garantir o título da temporada 2014”, disse Maria Elisa, que também lembrou o sonho olímpico para 2016.

 

“Não tenho palavras para descrever a emoção e felicidade que sentimos neste momento. Só tenho a agradecer todos os nossos fãs, família, amigos, patrocinadores e principalmente a todos que fazem parte deste trabalho tão bonito comandado pela técnica Letícia Pessoa. Este ano foi de amadurecimento para nós e estamos muito preparadas para os dois anos mais difíceis que estão por vir”, completou Maria Elisa.

 

Juliana também destacou o primeiro ouro da dupla e relembrou que a caminhada no Circuito Mundial começou com uma medalha de prata na mesma China, no Open de Fuzhou.

 

“Estávamos buscando esse título, não só pela vitória, mas porque vínhamos jogando bem. Começamos nossa caminhada no início do ano com um segundo lugar. E agora, depois de muita luta e dedicação, a medalha de ouro veio. Já estávamos merecendo, mas as coisas só acontecem quando tem que acontecer, na hora certa. Começar o ano no qualifying, e, se possível, terminar como campeão da temporada, terá um valor enorme”, analisou Juliana.

 

Juliana e Maria Elisa tinham 6.240 pontos, chegaram aos 6.740 com o título do Open de Xiamen e também levam uma premiação de 11 mil dólares. A diferença para as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas, segundas colocadas no ranking, chega aos 1.080 pontos.

 

Após a etapa de Xiamen, o Circuito Mundial terá mais três etapas Open com torneios femininos: Argentina, Índia e África do Sul. Cada evento distribuirá 500 pontos ao time campeão. Além disso, também será realizado o Challenger de Pattaya, na Tailândia, que dará uma pontuação menor que dos Opens: 320 pontos.

 

O Jogo

O quarto encontro entre as brasileiras e chinesas na temporada 2014 começou complicado para o Brasil, mas terminou com a terceira vitória para Juliana e Maria Elisa. Fan Wang e Yuan Yue, que chegaram a liderar o começo do Circuito Mundial, começaram bem e conseguiram marcar bem o ataque adversário no primeiro set, fechando em 22/20.

 

Decididas a não deixar o ouro escapar, as brasileiras reagiram contra a dupla chinesa, explorando os bons saques de Maria Elisa e dificultando a recepção adversária. A vantagem conquistada ao longo do set foi administrada pelas brasileiras, que fecharam em 21/17. As brasileiras mantiveram o ritmo de jogo e começaram melhor no tie-break. A vantagem conquistada foi mantida até o final e a partida foi fechada em 15/13, após 54 minutos de jogo.

 

Mais cedo, pelas semifinais, Juliana e Maria Elisa haviam vencido as gregas Vasiliki Arvaniti e Maria Tsiartsiani por 2 sets a 0 (21/18, 21/15), em 39 minutos. A medalha de bronze em Xiamen, porém, ficou com as norte-americanas Hunkus e Van Zwieten, que foram eliminadas nas semifinais pelas chinesas Fan Wang e Yuan Yue.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x