Search
Tuesday 27 October 2020
  • :
  • :

Pego no antidoping, Markin diz que fez exame no Pré-olímpico e Seleção Russa pode ficar fora do Rio-2016

Crédito: Divulgação/FIVB

Crédito: Divulgação/FIVB

 

Ponteiro do Dínamo Moscou e da Seleção Russa masculina de Vôlei, Alexander Markin, de 25 anos de idade, falou pela primeira vez a respeito de seu teste positivo de doping. Nesta quinta-feita, em entrevista ao site Sport FM, o atacante disse que o teste em que foi flagrado com a substância Meldonium foi feito ainda no Pré-olímpico de Berlim, dia 9 de janeiro deste ano. Isso pode, inclusive, tirar a Rússia do torneio masculino de vôlei do Rio-2016.

 

“Descobri o Meldonium durante a qualificação para os Jogos Olímpicos”, admitiu o jogador. “Fiz o teste antidoping imediatamente após o jogo contra a Alemanha, nas semifinais. Um mês depois, dia 10 de fevereiro, vieram os resultados e eu fui temporariamente suspenso das competições”, relatou Markin, que, além do Pré-olímpico, também disputou a Liga Mundial do ano passado.

 

O caso de Markin será julgado pela FIVB no dia 19 do mês que vem. De acordo com o artigo 11 do regulamento antidoping da entidade, a Rússia pode ser desclassificada do Pré-olímpico, caso fique comprovado que o atleta utilizou a substância no período da competição. Essa punição impediria os campeões de Londres-2012 de defenderem seu título, pois também não teriam vaga para o Pré-olímpico Mundial do Japão.

 

A substância detectada no exame, o Meldonium, foi criada na década de 70, na Letônia – então, ainda república integrante da ex-URSS. Serve, primordialmente, para tratamento de isquemia e de doenças neuro-degenerativas. Por aumentar o desempenho metabólico, entrou no rol das substâncias dopantes da Agência Mundial de Controle Antidoping (WADA), em janeiro deste ano, mas, desde setembro de 2015, os atletas já haviam sido comunicados do veto ao Meldonium.

 

Na última segunda-feira, a tenista russa Maria Sharapova admitiu que, durante o Aberto da Austrália de Tênis, também em janeiro, foi reprovada num teste antidoping por causa da mesma substância.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
2 Comentários
o mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

[…] caso de Markin deu-se em janeiro, durante o Pré-olímpico de Berlim. Nas semifinais contra a Alemanha, ele testou positivamente para o Meldonium e foi preventivamente […]

[…] meio à celeuma envolvendo o doping do ponteiro Markin, a Seleção Russa e o classificatório europeu, que pode colocar a França no lugar da Rússia nos Jogos Olímpicos e a Alemanha no lugar da […]

Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x