Search
Thursday 22 October 2020
  • :
  • :

Quênia desiste de participar do Pré-olímpico feminino

Crédito: Divulgação/FIVB

Crédito: Divulgação/FIVB

 

Em entrevista ao site Citzenv.co.ke, o presidente da Federação Queniana de Vôlei (KVF), Waithaka Kioni, disse, na última quinta-feira, que a seleção feminina de seu país abre mão da disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. De acordo com o mandatário da federação local, falta dinheiro para custear passagens e hospedagem das atletas para a disputa do Pré-olímpico Internacional.

 

“Posso assegurar que nós não vamos”, disse Kioni ao site queniano. “O NOCK (comitê olímpico do Quênia) disse que não poderia nos dar dinheiro e não podemos depender do governo, já que este não pode nos financiar para Camarões (local da disputa de pré-olímpico continental, no começo do mês)”, afirmou.

 

Além do Quênia, o classificatório tem como participantes a Colômbia (terceira colocada na América do Sul), Porto Rico (terceira da Norceca) e o Egito (segundo da África). Não há confirmação oficial sobre a sede do torneio, mas, segundo o próprio Waithaka Kioni, será em Porto Rico. Esse torneio classifica o primeiro colocado para o Rio.

 

Em 2012, a Seleção Cubana feminina passou por uma situação parecida. Sem conseguir a vaga direta na Norceca, o time precisava jogar o Pré-olímpico Mundial, no Japão. Sem dinheiro, a federação local disse que não teria como subsidiar a viagem e sinalizou uma desistência. Porém, a FIVB, naquela ocasião, talvez pelo passado vitorioso da ilha caribenha, bancou a presença das cubanas, que foram, de fato, ao Japão, mas falharam na tentativa de conseguir o bilhete para Londres.

 

Até hoje, o Quênia só disputou o torneio olímpico feminino de vôlei em duas ocasiões: 2000, em Sydney, e 2004, em Atenas. Neste pré-olímpico, a seleção chegaria credenciada como campeã da terceira divisão do Grand Prix no ano passado.

 

Não se sabe, ainda, se a Argélia, quarta colocada na África, herdará a vaga queniana no pré-olímpico.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x