Search
Thursday 3 December 2020
  • :
  • :

República Dominicana, de Kwiek, estréia com vitória no pré-olímpico

29/04/2012 – Começou neste domingo, em Tijuana, no México, a disputa das equipes da Norceca pela vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Sem contar com a presença dos Estados Unidos, classificado após o vice-campeonato da Copa do Mundo de 2011, oito equipes entram na disputa por uma única vaga, com destaque para o duelo entre a tradicional equipe de Cuba, tricampeã olímpica entre 1992 e 2000, e a República Dominicana, nova potência do continente e treinada pelo técnico brasileiro Marcos Kwiek.

Além das duas equipes, participam também da competição Honduras, Canadá, Porto Rico (que estão ao lado da Rep. Dominicana no Grupo A), México, Costa Rica e Trinidad e Tobago (no Grupo B junto com Cuba). A equipe dominica se prepara desde o começo do ano para a competição, através de uma equipe permanente, conforme Kwiek contou ao Melhor do Vôlei em entrevista exclusiva em meados de Março.

Na primeira rodada, o time treinado pelo brasileiro não teve dificuldades para vencer Honduras por 3-0, cedendo apenas 17 pontos durante toda a partida (25-5, 25-5 e 25-7), realizada em 49 minutos. Gina Mambru, ex- Vôlei Futuro, foi a maior pontuadora do jogo com 14 pontos. No outro duelo do Grupo A, Porto Rico venceu o Canadá por 3-0 (25-18, 25-14 e 25-21). As equipes voltama quadra nesta segunda, quando as dominicanas enfrentam as Canadenses e as portoriquenhas jogam contra as Hondurenhas.


"Este foi o primeiro passo no nosso sonho de um lugar nos Jogos Olímpicos. Estou muito feliz pela volta de Gina Mambru, que é um jogadora-chave para nossa equipe, e a eficácia dos nossos serviços foi resultado de um trabalho muito forte.", disse Marcos ao site oficial da Norceca ao fim do jogo.

Pelo Grupo B, Cuba venceu Trinidad e Tobago por 3-0 (25-15, 25-7 e 25-12) em 58 minutos. Yoana Palacios, com 15 pontos, foi a maior pontuadora do jogo. Mexico e Costa Rica se enfrentam no duelo que encerra a rodada, no fim da noite deste domingo.

A Fórmula de disputa é simples: dividas em dois grupos, as equipes sen enfrentam dentro de suas respectivas chaves. O primeiro colocado se classifica direto para a semifinal, enquanto o segundo de um grupo enfrenta o terceiro do outro na busca pelas outras vagas na semifinal. Os vencedores das semifinais fazem a final e o campeão garante vaga para Londres. O vice-campeão ainda tem um segunda chance, na disputa do pré-olímpico mundial em Tóquio, no final de maio.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x