Search
Friday 4 December 2020
  • :
  • :

República Dominicana supera Cuba e está nas Olimpíadas

06/05/2012 – "Estar classificado para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 é a realização de um sonho que se tornou realidade com a ajuda de muitos, com muito sacrifício, com muito treinamento, muita dedicação, muita entrega, enfim, a classificação é o prêmio justo para os que trabalham." Foi com essa frase que o treinador da República Domnicana, o brasileiro Marcos Kwiek, agradeceu a todos pela vitória alcançada neste sábado, na cidade de Tijuana, no México. 

Foram 3 sets a 1 para as dominicanas, parciais de 25-18, 25-23, 27-29 e 20-25. O duelo contra Cuba era um dos mais aguardados de todos os pré-olímpicos que serão disputados este mês. Ambas as equipes traziam uma campanha perfeita, com quatro vitórias, mas somente uma delas iria para as Olímpiadas.

O começo do jogo foi ótimo para as dominicanas. Cometendo poucos erros, a equipe teinada por Kwiek, abriu uma boa vantagem, que foi administrada ao longo da parcial, que foi vencida por 25-18, em 25 minutos.

Jogando melhor no segundo set, a equipe de Cuba equilibrou a partida que foi se arrastando ponto a ponto até o momento em que a seleção dominicana conseguiu abrir a vantagem de 24 a 22. Dai em diante, foi só jogar com paciencia e fechar o set em 25-23, após meia hora de jogo e ficar a um passo das Olímpiadas.

Mas a ansiedade pela vitória trouxe um relaxamento natural do time no terceiro set. As cubanas abriram logo no começo cinco pontos de vantagem e foram levando ela até o final. Mais concentradas no final do set, as dominicanas reagiram e foram buscar a vantagem, mas não conseguiram virar o set e perderam por 29-27, após 32 minutos.

Não querendo dar chance para o azar, as dominicanas vieram para o quarto set dispostas a fechar o jogo e assim fizeram. Contando com 25 pontos de Bethania de la Cruz, eleita a MVP do Pré-Olímpico, e mais uma veztendo o saque com principal fundamento, marcando 9 pontos contra 3 de Cuba, a República Dominicana venceu o set por 25-20 e a partida por 3 a 1, alcançando pela segunda vez na sua história a classificação para as Olímpiadas.

"Estes jogos são sempre difíceis. Cada vez que Cuba e Rep. Dominicana se enfrentam são jogos duros. Tinhamos nossa estratégia, mas as jogadoras estavam muitos nervosas. Quero felicitar a Rep. Dominicana e desejar a elas o melhor como representantes da Norceca nos Jogos.", disse Juan Carlos Sala, técnico de Cuba após o jogo.

Já do lado dominicano, foi difícil conter a emoção."Quero dar graças a Deus, mas também a nosso treinador. Nesta partida fomos a quadra com muitos desejos e batalhamos duro para conseguir essa vitória.", declarou a capitã Milagros Cabral após o jogo.

A única vez que a República Dominicana esteve nas Olímpiadas foi em 2004, nos jogos de Atenas, quando terminou em 11º lugar. Além das Dominicanas, Argélia, Itália, Estados Unidos, China e as anfitiãs Britânicas também já estão classificadas.

Cuba abre mão do Pré-Olímpico Mundial

Cuba ainda teria chance de se classificar no Pré-Olímpico Mundial, a ser realizado no fim do mês no Japão, juntamente com o torneio classificatório asiático, mas o país caribenho abriu mão da competição alegando que não tem condições financeiras de disputá-lo. No lugar de Cuba, Porto Rico ficou com a nova chance de conseguir a vaga.

Neste domingo, Turquia e Polônia decidem o representante europeu e na próxima semana, o Brasil buscará sua vaga no Pré-Olímpico Sulamericano em São Carlos-SP.




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x