Em apenas três rodadas, o Pré-Olímpico da América do Sul definirá seu campeão. A Colômbia jogará diante da torcida de Bogotá e espera superar a Argentina, o Peru e a Venezuela, entre os dias 7 e 9 de janeiro. Quem levar a melhor no quadrangular, se junta ao Brasil e aos Estados Unidos, além do vencedor da Norceca como representantes do continente em Tóquio.
Comandada pelo experiente Antonio Rizola, a Colômbia vem crescendo nos últimos anos, com resultados expressivos para o país. No ano passado, foi vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima, perdendo na decisão para a experiente República Dominicana. Como líder, aparece a jovem e habilidosa levantadora Maria Alejandra, que atualmente está no Curitiba Vôlei, mas que já passou pelo São Caetano e pelo São José dos Pinhais.
Querendo repetir o feito da Rio-2016, a Argentina é considerada a favorita e tem atletas que atuam em importantes ligas pelo mundo, como as ponteiras Yamila Nizetich (Cueno, Itália) e Elina Rodriguez (Mantovani, Itália) e a oposto Lucia Fresco (Pink Spiders, Coreia do Sul). A capitã é a central Julieta Lazcano (ex-Curitiba Vôlei) e que está no voleibol polonês. A revelação fica por conta da levantadora Victoria Mayer, de 18 anos, contratada pelo Flamengo.
Querendo surpreender, a seleção peruana, de Angela Leyva (ex-Osasco) espera superar os problemas internos com a federação local em busca do sonho olímpico. Por fora, vem a desconhecida seleção venezuelana.
Confira a programação:
07/01 (terça-feira)
19h00 – Argentina x Peru
21h30 – Venezuela x Colômbia
08/01 (quarta-feira)
19h00 – Argentina x Venezuela
21h30 – Peru x Colômbia
09/01 (quinta-feira)
19h00 – Peru x Venezuela
21h30 – Argentina x Colômbia