Search
Thursday 24 September 2020
  • :
  • :

Trentino vence Sada Cruzeiro no tie break em jogo eletrizante

Foto: Divulgação/FIVB.

Com 21 a 19 no quinto set, equipe italiana garante primeira colocação do grupo.

Foi por pouco. Na manhã desta terça-feira (16/10), o Sada Cruzeiro viu de perto a vitória diante do Trentino, tricampeão mundial. Em uma grande partida, recheada de emoção e de alto nível técnico, a formação italiana liderada pelo levantador brasileiro Rapha Vieira superou o time de Wallace e companhia por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 24-26, 26-24, 19-25 e 21-19 num tie break pra lá de emocionante. Com o resultado, o time europeu assegurou a primeira colocação do grupo A com 7 pontos, deixando o Sada Cruzeiro com a segunda posição com a mesma pontuação, só que com uma vitória a menos. Os dois times esperam agora os adversários nas semifinais, que provavelmente serão o polonês PGE Belchatow e o russo Zenit Kazan.

O oposto brasileiro Wallace foi o grande nome do jogo com 32 pontos. Foram 24 em ataques (com 58% de aproveitamento), dois em bloqueios e seis aces. O central Douglas Cordeiro veio na sequência pelo Cruzeiro com 13 acertos: dez em ataques (66%), dois em bloqueios e um de saque. Promovido à titularidade no lugar de Maurício (que sentiu dores no joelho esquerdo e nem entrou na partida), o ponteiro cubano Yoandry Leal anotou 12, todos em ataques, com 41% de aproveitamento.

Leia mais:

Capitães e técnicos exaltam qualidade do duelo entre italiano e brasileiros

Pelo Trentino, o oposto tcheco Jan Stokr foi quem mais pontuou, principalmente no set decisivo. Foram 21 acertos no total, sendo 19 em ataques (54%), um de bloqueio e um ace. Osmany Juantorena marcou 20 – 17 em ações ofensivas (56%) e três em saques. O meio de rede Emanuelle Birarelli contribuiu com 13 – seis deles em bloqueios.

Tie break eletrizante


Os três primeiros sets da partida foram muito parecidos. Trentino e Cruzeiro protagonizaram um belo voleibol dentro de quadra, que foi decidido nos detalhes, com a equipe italiana à frente por 2 a 1. No quarto set o Cruzeiro voltou arrasador, abrindo logo de cara seis pontos de vantagem (2-8) e dominando todas as ações, até empatar o jogo e levar a decisão para o tie break.

O set decisivo começou com Emanuelle Birarelli dando ao Trentino 3 a 1 de vantagem. Importantes participações de Stokr e Juantorena mantiveram a equipe italiana à frente (5-3), mas dois pontos do cubano Leal colocaram o Sada Cruzeiro em igualdade no mercador: 6 a 6. Na sequência, Filipe Ferraz explorou o bloqueio para virar o placar para o time brasileiro. O jogo seguiu igual até o 13º ponto, com os times trocando ataques com destaques para Stokr e Wallace.

Foto: Divulgação/FIVB.

Foto: Divulgação/FIVB.

Foi quando Douglas Cordeiro bloqueou pelo meio e o Cruzeiro teve o primeiro match point do jogo. Mas, na sequência, Acácio errou o saque (14-14). O Trentino, então, aproveitou e marcou com Juantorena, mas Burgsthaler também errou o serviço (15-15). Wallace, Juantorena e Stokr, homens de segurança dos levantadores brasileiros, seguiram pontuando (16-16 e 17-17). O oposto tcheco do time italiano marcou um lindo ponto na paralela (18-17), mas Leal deixou o jogo igual novamente. O central Birarelli colocou o Trentino à frente com outra chance para fechar o jogo (19-18), mas Stokr errou na sequência. No entanto, o tcheco se redimiu na sequência e marcou o vigésimo ponto (20-19). Foi quando Burgsthaler bloqueou Wallace e decretou números finais da partida: 21 a 19 Trentino e 3 sets a 2 para a equipe italiana.

Grupo B

Assim como Trentino e Sada Cruzeiro, a partida mais aguardada do grupo B também foi para o quinto set. PGE Belchatow e Zenit Kazan fizeram um belo jogo, onde as mudanças promovidas pela equipe polonesa e os excessivos erros dos russos (38 contra 24) fizeram a diferença. O Belchatow venceu com parciais de 21-25, 25-23, 17-25, 25-19 e 15-10. O jovem oposto sérvio Aleksandar Atanasijevic, revelação da seleção em Londres, marcou 20 pontos para o Belchatow, seguido pelo ponteiro Michal Winiarski com 16. Pelo Kazan, o norte-americano Matt Anderson anotou 22, com Maxim Mikhaylov logo na sequência com 21.

O Belchatow lidera o grupo com 5 pontos, seguido pelo Zenit Kazan com 4 e pelo Al-Arabi com 3. O Zamalec não tem nenhum. A última rodada será importantíssima para definir os confrontos da semifinal, já que o grupo A já está encerrado. O Belchatow duela contra o Al-Arabi, e o Kazan enfrenta o Zamalec.

 

 




Subscribe
Auto Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x