Search
Sunday 25 October 2020
  • :
  • :

Vinda da segunda divisão, França conquista a Liga Mundial pela primeira vez

Crédito: João Batista Jr./Melhor do Vôlei

Crédito: João Batista Jr./Melhor do Vôlei

 

O troféu da Liga Mundial vai do Rio de Janeiro para Paris. Esta semana, no Maracanãzinho, assim como em toda o torneio, a França mostrou por que o técnico Laurent Tillie estava tão desolado no fim do jogo contra o Brasil, pelas semifinais do mundial do ano passado. Ele sabia da oportunidade de conquistar um título de revelo que o time francês havia desperdiçado. Mas, agora, quem chegou ao Brasil como vencedor do grupo II, a segunda divisão, leva a taça de campeão da Liga pela primeira vez. A Sérvia fez sua quinta final e ficou com o vice-campeonato pela quinta vez.

 

Com parciais de 25-19, 25-21, 25-23, a Seleção Francesa só deu chance, mesmo, aos adversários no terceiro set, neste domingo. Rouzier, com 17 pontos, e Ngapeth, com 16, foram os maiores pontuadores da partida. Pelo lado sérvio, com muitas mexidas no time, Atanasijevic assinalou dez pontos.

 

No primeiro set, o saque flutuante de Tillie causou estrago no passe sérvio. Com ele, a França abriu 5 a 0 e obrigou a Sérvia a tirar o ponteiro Nikola Kovacevic e colocar Petric. A Sérvia até conseguiu reagir, mas outra sequência do ponteiro no saque abriu 16 a 11 para a França e a vantagem se revelou definitiva para vitória na parcial.

 

Para o segundo set, a Sérvia voltou com os dois ponteiros reservas – Petric e Ivovic – como titulares. O saque e o bloqueio sérvio passaram a funcionar e o set se manteve equilibrado até o segundo tempo técnico. Mas a recepção sérvia continuava complicada e a França, lançando mão de Rouzier e do ataque pelo meio, venceu o set com boa margem.

 

No set derradeiro, com Starovic no lugar de Atanasijevic, a Sérvia até conseguiu liderar a parcial por algum tempo, mas a França já liderava no segundo tempo técnico. Contudo, numa passagem de saque de Starovic e graças a um contra-ataque de Uros Kovacevic, a Sérvia abriu 22 a 18, e parecia que o jogo se prologaria. Porém, quando Ngapeth foi para o saque, a França igualou a partida em 22 a 22 e, com um lance de sorte de Le Roux – saque tocou na fita e a bola morreu colada na rede – e um contra-ataque de Rouzier, os Bleus sagraram-se campeões.

 

Na decisão do terceiro lugar, os EUA venceram a Polônia por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 25-23, 25-23.

 

PREMIAÇÃO INDIVIDUAL

 

A seleção da Liga Mundial 2015 da FIVB foi a seguinte:

Levantador: Toniutti (França)
Oposto: Atanasijevic (Sérvia)
Ponteiros: Ngapeth (França) e Kubiak (Polônia)
Centrais: Holt (EUA) e Lisinac (Sérvia)
Líbero: Zatorski (Polônia)
MPV – Earvin Ngapeth.

Por: João Batista Jr. (do Rio de Janeiro)




Subscribe
Auto Notificar:
guest
3 Comentários
o mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Nazareth da Silva

Sabem porque a França foi campeã? Eu sei: ela foi “pro jogo”, os jogadores entraram em quadra para jogar, honrar e defender o seu País.Certos jogadores do Brasil se “acham”.Só querem se exibir. Temos uma solução: pedir “EMPRESTADO” a Carol, Juciely e a Gabi, do Volei Feminino; porque elas são baixas para suas posições,mas tem uma diferença: elas entram em quadra para jogar, honrar e defender o “NOSSO PAÍS”…Não entram em quadra somente para se valorizar, porque estão usando o uniforme de uma Seleção.Como já falei não adianta ter “Dois Metros e Tralalá”, tem que jogar…

ALINE

Por que LEON pode e LEAL não pode??? Por que a POLÔNIA pode e o BRASIL não pode??? Por que a seleção de PÓLO AQUÁTICO pode e a de VÔLEI não pode??? São 2 pesos e 2 medidas??? LEON e LEAL fizeram parte do time cubano que foi VICE no MUNDIAL 2010. LEAL depois de 2010, não jogou mais por CUBA, cumpriu 2 anos de suspensão da Federação Cubana e em 2012 foi contratado pelo Cruzeiro. LEON só abandonou a seleção de CUBA, DOIS ANOS DEPOIS DE LEAL, depois que CUBA não conseguiu se classificar para as olimpíadas de Londres… Ler mais »

ALINE

Claro que Ngapeth não teve NENHUM APOIO DA TORCIDA BRASILEIRA E FOI VAIADO À BEÇA!!! Depois do SHOW DE BOLA que Ngapeth e TODO O TIME DA FRANÇA deu na FINAL, resta alguma dúvida que a FRANÇA não jogou 100% contra os EUA justamente para DESCLASSIFICAR O BRASIL??? No jogo FRANÇA X EUA, havia 6 placares possíveis, destes 6 placares, 5 classificavam o Brasil e apenas 1 tirava o Brasil das semifinais! Coincidência? Claro que não! A FRANÇA optou por DESCLASSIFICAR O BRASIL QUANDO TEVE ESSA OPORTUNIDADE! Ficou CLARO que se a FRANÇA tivesse entrado com a MESMA CONCENTRAÇÃO, O… Ler mais »

Translate »
213
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x