Tricampeão. Com esse grito, o Rexona-AdeS encerrou sua participação no Sul-Americano de Clubes. Na decisão, diante do San Martin, o time carioca confirmou a grande fase, cravou 3 sets a 0, parciais 25/16, 25/22, e 25/17, e garantiu seu lugar no mundial de clubes. Este é o quarto título das comandadas pelo técnico Bernardinho, que já haviam vencido o Campeonato Carioca, Supercopa e a Copa do Brasil, anteriormente.
Mas, apesar do título, e da excelente campanha, o técnico Bernardinho declarou que o time ainda pode evoluir muito e jogar mais concentrado.
“Conquistamos o título, mas não estou satisfeito, jogamos desconcentradas e errando mais do que o normal. O time do Peru está de parabéns, jogaram com muita determinação e sem responsabilidade. Estivemos abaixo do que podemos. Estou feliz pelo título, mas insatisfeito com a nossa atuação de hoje”, analisou o treinador.
Ao contrário das outras partidas, o jogo começou com muito equilíbrio. O San Martin pressionou a recepção carioca, que demorou a se adaptar ao potente saque peruano. Somente a partir do décimo ponto, o Rexona-AdeS passou a ditar seu ritmo de jogo. Com a recepção estabilizada, e a levantadora Court fazendo uma boa distribuição, as atacantes cariocas não tiveram dificuldade para pontuar. Com 25/16, o Rexona-AdeS venceu o primeiro set.
O segundo set foi uma repetição do primeiro. Com um saque efetivo, o San Martin chegou a abrir 7/4, inflamando a torcida peruana presente no ginásio. Aproveitando os erros não forçados da equipe carioca, o San Martin manteve a vantagem (15/18), mas o Rexona-AdeS usou da mesma arma peruana para vencer o set: o saque. Uma sequência de Monique no fundamento, garantiu a virada e a vitória na parcial: 25/22.
No terceiro set, o Rexona-AdeS liderou o placar desde o início. Mais concentrado e acostumado ao estilo de jogo peruano, as comandadas pelo técnico Bernardinho abriram vantagem e administraram o placar até o final: 25/17.
Maior pontuadora do jogo, com 19 acertos, a aposta Monique valorizou seu primeiro título Sul-Americano, e o poder de reação da equipe, que soube ter paciência para reverter situações difíceis ao longo da partida.
“É meu primeiro título Sul-Americano, estou muito feliz de ter conseguido ajudar bastante dentro de quadra. O time peruano joga com velocidade e tivemos um pouco de dificuldade, principalmente no início. Mas conseguimos estabilizar nossa recepção e trabalhamos bem nosso bloqueio, para conseguir pontuar no contra-ataque. Vacilamos um pouco no segundo set, mas tivemos paciência para virar o placar. Vamos comemorar hoje, e depois já começamos a pensar na Superliga novamente”, finalizou a oposta carioca.
O time argentino, Villa Dora, venceu o GELP, na disputa de terceiro e quarto lugar, e completou o pódio Sul-Americano.
Premiação individual:
Gabi – Melhor ponteira
Carol – Melhor meio de rede
Fabi – Melhor líbero
Carol – MVP



