O oposto Darlan está pronto para um desafio inédito na carreira. Em preparação para a estreia da Seleção Brasileira na Liga das Nações (VNL), ele foi anunciado nesta segunda-feira (09.06) como novo reforço do Rana Verona, da Itália, para sua primeira experiência internacional em clubes, na temporada 2025/2026.
Ao lado de nomes estrelados do voleibol mundial, como o levantador norte-americano Micah Christenson, Darlan promete manter o foco em evoluir a cada dia. Aos 22 anos, ele entendeu que era o momento certo para se desenvolver em uma das maiores escolas da modalidade. Sua apresentação está prevista para setembro, após os compromissos com a Seleção.
“Estou muito feliz e animado para começar essa nova aventura com o Rana Verona. Para mim, é um grande passo: meu primeiro clube fora do Brasil, meu primeiro campeonato na Itália. Ouvi falar muito do Campeonato Italiano, do altíssimo nível e da atmosfera incrível nas arenas. Mal posso esperar para conhecer meus novos companheiros de equipe, trabalhar com a comissão técnica e dar o meu melhor pela equipe e pela torcida. Será um desafio emocionante e farei o meu melhor para que a equipe alcance seus objetivos”, disse Darlan.
Stefano Fanini, presidente do Verona, compartilhou sua satisfação com a escolha de Darlan.
“Estamos muito animados em receber o Darlan na família Rana Verona. Ele é um jogador jovem e talentoso, com vasta experiência internacional, especialmente na Seleção Brasileira. Acompanhamos seu desenvolvimento de perto e temos grande confiança em seu potencial. A chegada de um jogador tão requisitado, que escolheu iniciar sua carreira europeia conosco, é um sinal claro da credibilidade e do apelo internacional que nosso projeto conquistou. Com seu entusiasmo e suas qualidades atléticas explosivas, estamos confiantes de que ele dará uma grande contribuição ao time, trazendo energia e novas opções em quadra, e animando nossa torcida. Em nome do clube, dou-lhe as boas-vindas calorosas”, disse Fanini.
Maior pontuador da Superliga 2024/2025, com 598 pontos, e melhor sacador, Darlan encerrou uma passagem marcante de seis anos pelo Sesi Bauru. Ele chegou ao clube ainda nas categorias de base, em São Paulo, e ajudou a levar o projeto ao topo.
Na temporada 2023/2024, o carioca conquistou o título da Superliga, quando foi eleito o melhor jogador e melhor oposto, além de liderar as estatísticas de saque. Pela ex-equipe, também foi ao topo do pódio da Copa Libertadores 2020, entre outras conquistas.
Na Seleção Brasileira adulta, Darlan disputou os Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando o Brasil alcançou as quartas de final, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, prata na Copa Pan-Americana de 2023, e bronze no Mundial de 2022. Ele também tem o título e o prêmio de melhor jogador do Campeonato Sul-Americano sub-19 de 2018.
Com a Seleção Brasileira, Darlan estreia na Liga das Nações 2025 nesta quarta-feira (11.06), às 17h30, contra o Irã, no Maracanãzinho. Nesta primeira etapa, a equipe ainda terá pela frente Cuba, Ucrânia e Eslovênia.
SOBRE DARLAN
A história de Darlan no vôlei começou com um “empurrão” do irmão Alan, com quem ele divide as quadras na Seleção Brasileira. Criado em Nilópolis, no Rio de Janeiro, o craque passou grande parte da infância dentro de casa, dedicado aos jogos eletrônicos.
Preocupado com o futuro do garoto, Alan cultivava o desejo de que Darlan encontrasse outras motivações para crescer na vida. Então, o levou a conhecer o vôlei, esporte que o mais velho dos filhos de Maria Aparecida e Sebastião já dominava.
Com o irmão, Darlan mostrou que levava jeito para os fundamentos. Começou pra valer na escolinha do professor Miúdo, na Escola N2, em Nilópolis. Logo, fez um teste para a AABB. Em 2015, se federou. Foram dois anos na AABB, um ano no Flamengo e um no Fluminense. Então, veio a convocação para a Seleção Brasileira sub-19. Conquistou o título de campeão Sul-Americano e foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da competição. Em 2019, recebeu proposta do Sesi-SP para fazer parte de um projeto de incentivo às novas gerações e, entre São Paulo e Bauru, se tornou sensação do esporte brasileiro.
Deu tudo certo. Tão certo que, em 2023, Darlan pôde contribuir com a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico, quando o time garantiu a classificação para Paris 2024, e na conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Em 2024, realizou o sonho de disputar seus primeiros Jogos Olímpicos, na capital francesa.
Mesmo com o sucesso, Darlan mantém a mesma simplicidade de quando deixou Nilópolis para ganhar o mundo. Sorridente, com identidade própria dentro e foras das quadras, cativando fãs por onde passa. Grato por todas as oportunidades que o esporte lhe deu e pronto para novas histórias.
Darlan é embaixador oficial da LOUD e conta com o patrocínio de adidas.


