A Seleção Brasileira fará sua estreia no Mundial Sub-17 de vôlei feminino na próxima quinta-feira, 6 de agosto, e terá presença do SESI Bauru na equipe. A central Sofia Arruda Simão foi convocada por Marcelo Freitas, o Dentinho, e integra o grupo que vai em busca do título mundial. O torneio vai de 6 a 16 de agosto, sediado em três cidades do Chile: Santiago, San Felipe e Los Andes.
A Seleção Brasileira está no grupo C e enfrentará as equipes da Croácia, Polônia, Argentina, Espanha e Japão. O primeiro confronto é contra a seleção croata no dia 6 de agosto, quinta-feira, às 18h de Brasília, em Santiago. As quatro melhores equipes do grupo avançam para as oitavas de final.
No grupo A, estão as seleções do Chile, Tchéquia, Egito, Tailândia, Turquia e Estados Unidos. No B, jogam: China, México, Peru, Filipinas, Tunísia e Venezuela. Por fim, no grupo D, disputarão os times da Argélia, República Dominicana, Itália, Coreia do Sul, Porto Rico e Taipé Chinesa.
Sofia foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 pela primeira vez em 2026. A central é um dos destaques no Paulista e já havia competido no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 pela Seleção Paulista, terminando na quinta colocação. Após um período de observação nos laboratórios da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a atleta do SESI Bauru foi uma das 14 selecionadas do grupo de 42 jogadoras convidadas no período de preparação.
No último mês, o time brasileiro organizou amistosos internacionais como preparação para o Mundial. A Seleção Brasileira venceu o Quadrangular Internacional, com partidas contra o Japão, Argentina e Chile. O Brasil saiu vitorioso ao superar o time japonês por 3 a 1 na final.
A Seleção Brasileira vai em busca do título inédito após terminar na quinta colocação na edição de 2024. Na ocasião, o time brasileiro terminou a fase classificatória liderando seu grupo, vencendo a República Dominicana, o Canadá e o Peru por 3 sets a 0. Nas oitavas, superou o Egito em 3 sets a 1, e caiu para a Taipé Chinesa nas quartas de final em 3 a 1. Disputando posições, venceu o México (3 a 2) e o Peru (3 a 1) para ficar na quinta colocação. A China se sagrou campeã do torneio, superando o Japão na grande final.
A classificação brasileira para o Mundial Sub-17 veio após o vice-campeonato no Sul-Americano da categoria em 2025. O Brasil chegou à grande final, mas acabou superado pela Venezuela em 3 sets a 0.
Campeonato Mundial Sub-17 Vôlei Feminino
De 6 a 16 de agosto – Chile
Convocadas do SESI Bauru:
Sofia Arruda Simão – Central
Confrontos do Brasil – Fase Classificatória (horários de Brasília)
06/08 – Brasil x Croácia – 18h – Santiago, Chile
07/08 – Brasil x Polônia – 15h – Santiago, Chile
08/08 – Brasil x Argentina – 15h – Santiago, Chile
10/08 – Brasil x Espanha – 18h – Santiago, Chile
11/08 – Brasil x Japão – 21h – Santiago Chile


